Uma norma para melhorar as comunidades chega ao seu estágio final

  • 0
ISO/DIS 37101

Uma norma para melhorar as comunidades chega ao seu estágio final

O futuro das comunidades sustentáveis acabou de ficar mais próximo, agora que a ISO/DIS 37101 chega ao estágio final de desenvolvimento.

No nosso mundo sempre em mudança, garantir que cidades e comunidades estão preparadas para o futuro é, para muitos líderes, uma prioridade chave. Providenciar fontes de energia sustentáveis, lidar com mudanças ambientais e climatéricas, construir e manter infraestruturas duráveis e corresponder às necessidades e expetativas dos cidadãos, não é uma tarefa simples.

A ISO/DIS 37101, Sustainable development of communities – Management systems – Requirements with guidance for resilience and smartness, foi criada para ajudar. Estabelecendo requisitos e diretrizes para atingir a sustentabilidade, pode auxiliar as comunidades a melhorar a diferentes níveis, como por exemplo, a:

  • Desenvolver abordagens holísticas e integradas em vez de uma abordagem estanque (que pode diminuir a sustentabilidade);
  • Acolher alterações sociais e ambientais;
  • Melhorar saúde e bem-estar;
  • Encorajar o uso responsável de recursos;
  • Obter uma melhor gestão.

Bernard Leservoisier, secretário do comité técnico que desenvolveu a norma e Gestor de Programa da Normalização da AFNOR, o membro ISO da França disse que a ISO/DIS 37101 será uma valiosa contribuição que irá de encontro à sustentabilidade da sociedade como um todo.

“As comunidades, de forma coletiva, ao aplicar esta norma irão retirar muitos benefícios mútuos, se seguirem a longo prazo esta abordagem mais consistente e integrada”, disse.

“Esta norma acolhe o estabelecimento em comunidades de um processo multi agente e será uma fonte de inspiração e orientação para todos os sectores, incluindo energia, saúde e transportes.”
A ISO/DIS 37101 chegou agora ao estágio de inquérito público, assim, o rascunho será disponibilizado a voto por membros da ISO, de 9 de Abril até 10 de Julho de 2015.

Os rascunhos para inquérito público podem ser obtidos através do seu membro ISO nacional ou na loja online da ISO.

23.02.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?