O valor da norma ISO 9001

  • 0
07-05

O valor da norma ISO 9001

Tags : 

Um estudo desenvolvido em conjunto pela ISO, IAF e a ONUDI, demonstram que a certificação acreditada de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 trás resultados positivos tanto para as próprias organizações certificadas e para os seus clientes, como para a própria economia.

O estudo centrou-se na região Asiática através da realização de um questionário, entrevistas a clientes e visitas a organizações certificadas. As principais conclusões obtidas foram as seguintes:

Benefícios económicos – Existem claros benefícios económicos empíricos associados à implementação de sistemas de gestão da qualidade certificados por entidade acreditada;

Credibilidade da ISO 9001 – Em geral, a perceção da certificação acreditada para a ISO 9001 na região é positiva.

Perceções positivas do cliente – Os clientes confirmaram que estavam satisfeitos com o desempenho dos seus fornecedores certificados pela norma ISO 9001 e, em geral tiveram, um desempenho melhor ou “muito melhor” do que os fornecedores não certificados.

O relatório encontra-se disponível no site da UNIDO.

A norma ISO 9001 é a norma mais popular em todo o mundo e continua a trazer inúmeros benefícios para os que escolhem trabalhar com estas empresas. A certificação ISO 9001 gera credibilidade e confiança no mercado e nos consumidores. Tendo em conta a continua preocupação de manter a adaptação da norma à realidade das organizações e à sua integração no quotidiano destas, a ISO 9001 encontra-se em processo de revisão, prevendo-se que a nova versão seja publicada já em 2015.

Fonte: IAF


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?