O dia mundial da normalização celebra-se anualmente no dia 14 de outubro, uma iniciativa das Organizações Internacionais de Normalização nomeadamente da ISO (Organização Internacional de Normalização), da IEC (Comissão Eletrónica Internacional) e da ITU (União Internacional de Telecomunicações).
A normalização é a atividade que elabora normas estabelecendo assim um conjunto de regras que pretendem tornar a vida mais fácil e incrementar o progresso. Desta forma, a normalização é a forma de organizar atividades pela criação e utilização de regras e estabelecimento de soluções para problemas de caráter repetitivo existentes ou potenciais.
Por exemplo, uma folha de papel A4 tem as mesmas dimensões em Portugal, no Reino Unido, etc. Estes parâmetros representam um consenso dos principais especialistas do mundo de diversas áreas.
As vantagens da normalização incluem:
- o aumento da competitividade;
- a melhoria dos produtos e serviços;
- a prevenção de obstáculos técnicos;
- a simplificação dos projetos;
- a compatibilidade entre produtos;
- a melhoria da organização e coordenação de processos;
- a proteção do interesse dos consumidores;
- a redução de custos, etc.
Em Portugal, a normalização é um desafio que engloba cerca de 3500 Peritos, à procura da melhoria contínua, tendo como finalidade dar resposta de forma sustentada às preocupações ao nível da qualidade, da segurança e da saúde, do ambiente, da ética e da responsabilidade social.
“Uma das organizações que define estas regras é a ISO, sendo nomeadas de normas ISO seguidas de um número. Por exemplo a norma ISO 9001, que define requisitos para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, é uma das normas ISO mais conhecidas a nível mundial e continua a trazer inúmeros benefícios nomeadamente a credibilidade e confiança no mercado e nos consumidores, obtendo resultados positivos tanto para as próprias organizações certificadas e para os seus clientes, como para a própria economia.”
O dia Mundial da Normalização tem como finalidade prestar homenagem a milhares de homens e mulheres que desenvolveram normas voluntárias para o progresso e bem-estar da sociedade.
Uma das organizações que define estas regras é a ISO, sendo nomeadas de normas ISO seguidas de um número. Por exemplo a norma ISO 9001, que define requisitos para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, é uma das normas ISO mais conhecidas a nível mundial e continua a trazer inúmeros benefícios nomeadamente a credibilidade e confiança no mercado e nos consumidores, obtendo resultados positivos tanto para as próprias organizações certificadas e para os seus clientes, como para a própria economia.
Em destaque encontram-se ainda a norma ISO 14001 relacionada com a Gestão Ambiental, ISO 22000 relacionada com a Gestão da Segurança Alimentar, ISO 50001 relacionada com a Gestão de Energia, ISO 27001 relacionada com a Gestão da Segurança da Informação, etc. Todos os sistemas de gestão ISO pretendem não só satisfazer uma necessidade económica mundial, mas responder à urgência das preocupações globais em áreas específicas.
Com a implementação de Sistemas de Gestão pode descobrir como é que a sua empresa pode avaliar e comunicar os benefícios económicos obtidos e identificar exatamente quais as áreas que são suscetíveis de obter maiores resultados.
Não fique parado e invista num crescimento sustentado através da certificação!