Contribuir para um mundo melhor no Dia Mundial do Turismo

  • 0
WorldTourismDay

Contribuir para um mundo melhor no Dia Mundial do Turismo

Tags : 

O turismo está a crescer e traz consigo oportunidades substanciais para contribuir para o desenvolvimento sustentável. O Dia Mundial do Turismo é a data certa para chamar a atenção sobre como o turismo pode melhorar o mundo, com a ajuda das normas ISO.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo sustentável, no ano passado viajaram 1,2 biliões de pessoas e espera-se que este número aumente para 1,8 biliões até 2030. Sendo verdade que estes números exercem pressão sobre o nosso planeta, o turismo internacional também traz benefícios económicos significativos para as comunidades locais, sendo que algumas destas dependem dele.

O Dia Mundial do Turismo celebra-se no dia 27 de setembro para aumentar a consciencialização sobre a contribuição que o turismo pode dar ao desenvolvimento sustentável. O tema deste ano, “Turismo e Transformação Digital“, destaca a importância das tecnologias digitais na indústria do turismo e como elas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável através do fortalecimento das comunidades locais e de uma gestão eficiente de recursos.

As Normas Internacionais da ISO apoiam a inovação e a tecnologia, fornecendo uma linguagem comum e as melhores práticas que evitam a repetição das mesmas tarefas, libertando assim tempo e recursos valiosos para a criatividade e trabalho inventivo. As normas irão também estabelecer estruturas a partir das quais poderá a inovação pode florescer.

Além disso, o portfólio da ISO possui diversas normas que servem como ferramentas importantes para ajudar os principais participantes do setor de turismo a melhorar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Estas incluem as normas do comité técnico ISO/TC 228, Tourism and related services. Um exemplo é a especificação técnica ISO/TS 13811, Tourism and related services – Guidelines on developing environmental specifications for accommodation establishments, que ajuda as organizações a reduzir os impactos negativos da acomodação turística no ambiente natural.

O comité está atualmente a trabalhar noutras normas importantes que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável no setor do turismo. Que incluem a:

  • ISO 21401, Tourism and related services – Sustainability management system for accommodation establishments – Requirements
  • ISO 20611, Adventure tourism – Good practices for sustainability – Requirements and recommendations
  • ISO 21416, Recreational diving services – Requirements and guidance on sustainable practices in recreational diving

Saiba mais sobre as normas ISO para turismo neste vídeo curto e envolvente:

 

27.09.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?