Os serviços de consultoria operacional direcionam-se a organizações que procuram melhorar estruturas e processos operacionais. Neste caso poderão optar por sistematizar e estruturar procedimentos, estabelecendo estruturas mais ágeis e flexíveis, garantindo a adaptabilidade exigida pelo mercado atual.

| Otimização de Processos

A Otimização de Processos visa atingir a eficiência em diferentes áreas das organizações, ou seja, atingir objetivos e metas com a melhor utilização possível dos recursos disponíveis. Há muito que a Otimização de Processos deixou de ser novidade e passou a ser uma prioridade para as empresas. 

Atualmente, pensar apenas em crescimento da produção para obter melhores resultados não basta, é preciso otimizar as etapas do processo produtivo. 

A Otimização de Processos nada mais é que um conjunto de ações que busca reduzir gastos, sejam eles de materiais, equipamentos ou recursos humanos. 

O início do processo passa pelo mapeamento e identificação dos processos e procedimentos adotados na empresa. Após análise cuidadosa das informações recolhidas, é possível detetar onde se encontram os principais gargalos da organização, quais os maiores obstáculos e prioridades de atuação

A partir daí, estabelecem-se melhorias e otimizam-se os processos existentes, tendo como objetivo garantir maior agilidade, eficiência e satisfação dos stakeholders. 

Sendo assim, pode-se concluir que o processo de otimização significa mapear, compreender, executar, mensurar, quantificar e monitorizar cada etapa do processo produtivo.

| Lean Management

Fazer mais com menos, é a filosofia Lean. O Lean é uma abordagem inovadora às práticas de gestão, orientando a sua ação para a eliminação contínua dos desperdícios (atividades que não acrescentam valor), através de ferramentas e princípios orientadores simples e práticos.

Os princípios Lean assentam na identificação e eliminação de desperdícios associados a cada processo da empresa (industriais e administrativos), com os objetivos de otimizar o desempenho operacional, atingir níveis de competitividade mais elevados e desenvolver equipas de trabalho motivadas e formadas, capacitadas para resolver problemas que suportam uma cultura de melhoria contínua. Apesar da sua origem na produção industrial, o pensamento Lean pode ser aplicado em qualquer contexto, seja produção, serviços internos de suporte à produção ou o próprio setor dos serviços.

| 5S

Assente no princípio de que qualquer pessoa trabalha melhor num ambiente adequado, nomeadamente a nível de limpeza, arrumação, organização e segurança, esta metodologia tem como objetivo aumentar a produtividade das pessoas e das organizações, através da redução do tempo de acesso às ferramentas necessárias para o trabalho, da redução de despesas com materiais e equipamentos, do aumento da qualidade dos produtos e serviços e da satisfação das pessoas com o trabalho. 

A metodologia pode ser aplicada a qualquer ambiente de trabalho e setor de atividade. O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas, Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que em Português podem ser traduzidas da seguinte forma: Selecionar, Arrumar, Limpar, Normalizar e Rigor.

Benefícios da metodologia 5S nas empresas:
  1. Aumentar a produtividade pela redução da perda de tempo na procura de objetos. Só ficam no ambiente de trabalho os objetos necessários;
  2. Reduzir as despesas e otimizar a utilização dos recursos disponíveis;
  3. Melhorar a qualidade de produtos e serviços;
  4. Reduzir os acidentes do trabalho;
  5. Aumentar o envolvimento e satisfação dos colaboradores.

| Diagnóstico Lean

Um diagnóstico rigoroso ajuda a tornar tangíveis os processos, métricas, dados, práticas, de forma a sustentar a implementação Lean. Os diagnósticos operacionais representam uma oportunidade para definir objetivos e metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e realistas.

Através de um diagnóstico com base nos princípios Lean, é definida uma estratégia de transformação eficiente, a partir do diagnóstico da situação atual, da identificação de todas as oportunidades de melhoria e da definição de uma visão futura dos processos. A abordagem decorrente do diagnóstico, orienta as organizações para o seu desenvolvimento Lean, assente numa cultura proativa de melhoria contínua e de constante criação de valor para todas as partes envolvidas, através de um Mapeamento da Cadeia de Valor da Empresa, Benchmarking e Priorização.

Quais os principais benefícios?
  • Avaliar o desempenho operacional da empresa, de uma forma profissional e imparcial;
  • Identificar oportunidades de melhoria que representem uma redução de custos, aumento da eficiência e do nível do serviço/produto oferecido;
  • Alinhar o plano estratégico da empresa com a evolução dos negócios;
  • Definir bases de desenvolvimentos para a racionalização e otimização dos investimentos futuros.

| Eventos Kaizen

De origem japonesa, a palavra Kaizen, significa mudança para melhor, de uma forma contínua e gradual. Um evento kaizen é uma reunião com o objetivo de analisar um processo e sugerir possíveis melhorias que conduzam a redução de custos através da eliminação de perdas/desperdícios. Os seus princípios assentam no foco em processos produtivos e na prática (aprender, fazendo), na busca por resultados imediatos, através de pequenas mudanças, com investimentos reduzidos e na disciplina e compromisso com a manutenção da melhoria contínua.

Os eventos podem demorar horas ou semanas, devendo ser selecionada previamente a área a melhorar e a equipa envolvida, que irá analisar determinado(s) processo(s) de uma empresa, na procura da excelência operacional. Do evento deve resultar decidir um plano de ação, para implementar mudanças que irão aumentar a produtividade da área analisada, bem como mecanismos de monitorização, para acompanhar e garantir que as mudanças foram implementadas corretamente.

Quais os principais benefícios?
  • Reduzir os custos/desperdícios operacionais;
  • Aumentar a eficiência da empresa e a capacidade de produção;
  • Aumentar o envolvimento dos colaboradores;
  • Focar as equipas de trabalho na melhoria contínua e excelência operacional;
  • Alinhar as melhorias com a estratégia da organização;
  • Garantir a sustentabilidade do negócio.

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