Um departamento de recursos humanos de elevada performance na gestão de pessoas e no recrutamento, impacta diretamente com o desempenho da organização e desempenha um papel fundamental na consciencialização dos colaboradores relativamente aos valores da organização.  A consultoria no âmbito dos Recursos Humanos pode passar pela descrição de funções, avaliação de desempenho e apoio na implementação de normas específicas da área.

As nossas soluções em consultoria no âmbito dos Recursos Humanos podem ser:

| É fundamental que cada colaborador compreenda o papel que desempenha dentro da organização.

O processo de Descrição de Funções consiste na determinação da missão da função, as suas responsabilidades e tarefas, a sua autonomia, indicadores de desempenho e por fim, nas competências e perfil necessário para um excelente desempenho.

A nossa metodologia será adequada às suas necessidades. No nosso serviço de Consultoria para Descrição de Funções, serão consideradas diversas possibilidades, tais como: desenho da estrutura organizacional, descrição e conteúdos funcionais; análise comparativa entre a estrutura atual e a estrutura desejada; análise das exigências das novas funções, identificando os requisitos que os titulares dessas funções devem dispor.

Benefícios da Análise e Descrição de Funções:
  1. Reestruturar tarefas e responsabilidades;
  2. Reestruturar processos de trabalho;
  3. Determinar o GAP entre as necessidades de competências e as competências atuais
  4. Requalificar funções segundo novas estratégias organizacionais;
  5. Aumentar o nível motivacional dos colaboradores.

| Uma das ferramentas mais utilizadas para a gestão e desenvolvimento dos colaboradores.

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas para a gestão e desenvolvimento dos colaboradores numa organização. Conceber e implementar um sistema de avaliação de desempenho por objetivos é fundamental para apoiar a organização e os seus colaboradores a trabalharem em uníssono, a crescerem em conjunto e a falarem a mesma linguagem.

Na conceção de um sistema de avaliação de desempenho, é imprescindível ter em consideração os objetivos estratégicos da organização pois estes objetivos irão ser aplicados individualmente em cascata a todos os níveis da organização.

Com esta aplicação em cascata, o colaborador sabe o que a organização espera de si, e será mais fácil esforçar-se para alcançar um determinado resultado. Por outro lado, o colaborador pode concluir que tem de mudar de atitude ou adquirir/melhorar os seus conhecimentos e/ou competências. Ao avaliar os objetivos definidos, consegue-se aferir o contributo de cada colaborador para os resultados da organização, de uma forma justa e equitativa.

Leia o nosso artigo: “A Gestão do Desempenho”.

| NP 4427 – Gestão de Recursos Humanos

Esta norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão de Recursos Humanos, que abranja todos os níveis hierárquicos e áreas de atividade de uma organização, como veículo de melhoria contínua, ao serviço da eficácia e da eficiência desta.

Quais os benefícios de implementação?
  • Estimular a atribuição de valor ao cliente interno;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Estabelecer uma comunicação efectiva entre as diversas áreas da empresa;
  • Induzir uma renovada dose de criatividade, inovação e espírito de equipa;
  • Potenciar as capacidades individuais e colectivas para a solução de problemas;
  • Maior notoriedade e melhoria da imagem;
  • Diferenciação no mercado;
  • Assegurar o cumprimento da legislação aplicável sobre a gestão de recursos humanos.

Não encontrou o que procura?

Entre em contacto connosco!

Soluções à medida