Obter a embalagem certa: revisão do guia internacional

  • 0
embalagemcerta

Obter a embalagem certa: revisão do guia internacional

Tags : 

A embalagem percorreu um longo caminho desde o seu humilde início de cabaças e recipientes de barro. Atualmente, o mundo das embalagens é muito mais complexo. Existe a necessidade de ser seguro e sustentável, permanecendo atraente e funcional. A revisão de um guia internacional serviu para ajudar as organizações a garantir que a sua embalagem vai ao encontro das crescentes necessidades dos consumidores. Algumas coisas nunca mudam.

Sabia que uma simples garrafa de vidro – que agora está a voltar a ser muito utilizada graças à sua facilidade de reciclagem – foi primeiramente comercializada pelos antigos egípcios há cerca de 3500 anos? Cerca de 1300 anos depois, os chineses apareceram com o papel. Mas só a partir do século 19 começou a aparecer a marca na embalagem, códigos de barras, informação nutricional e muito mais.

Atualmente, a embalagem não só deve estar em conformidade com os requisitos legais, mas também atrair os consumidores, ajudando-os a fazer as melhores escolhas. Guia ISO / IEC 41, Embalagem – Recomendações para satisfazer as necessidades do consumidor, um documento internacional publicado conjuntamente pela ISO e pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), fornece orientação para designers de produtos, fabricantes, reguladores e outros envolvidos na tomada de decisões sobre embalagem – incluindo desenvolvimento de normas.

Christine Heemskerk, cocoordenadora do grupo de trabalho ISO que desenvolveu o guia e presidente da Rede de Interesse Público e Consumidor da BSI, membro da ISO para o Reino Unido, disse que a nova versão apresenta informações mais detalhadas sobre a avaliação de risco e necessidades vulneráveis ??dos consumidores, redução de custos, uso de recursos, adequação ao uso pretendido e reciclagem – “Os consumidores serão os beneficiários diretos do uso industrial do guia revisto, com embalagens mais seguras, apropriadas e informativas”.

Sandra Herrera, especialista em padrões da ICONTEC, membro da ISO na Colômbia, concorda: “O ISO / IEC Guia 41 otimizará a embalagem do produto, fornecendo as melhores práticas internacionais e orientação sobre tudo, desde garantir que a embalagem protege o produto com eficácia, até informações de rotulagem e impacto ambiental, como reutilização e reciclagem.”

O ISO / IEC Guia 41, Embalagem – Recomendações para satisfazer as necessidades do consumidor, foi desenvolvido pela ISO / COPOLCO, o Comité da ISO para a política do consumidor. Está disponível a partir do seu membro nacional ISO ou através da ISO Store.

 

08.11.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?