Impulsionar o dólar verde: um novo comité de especialistas para ajudar!

  • 0

Impulsionar o dólar verde: um novo comité de especialistas para ajudar!

Tags : 

Conseguir um mundo sustentável requer dinheiro, muito dinheiro. Bilhões, não milhões, de acordo com o Banco Mundial. Um novo comité internacional ISO acaba de ser formado para levar o financiamento sustentável a outro nível.

Adaptar-se às mudanças climáticas e construir um mundo mais justo e sustentável exigirá investimentos significativos até 2030. Embora já haja muitos investimentos em projetos verdes e soluções “sustentáveis” é preciso haver mais. A consistência em que o financiamento sustentável realmente é e como ele é colocado em prática irá impulsionar a confiança e aceitação no mercado, bem como incentivar novas iniciativas e ações.

Um novo comité técnico da ISO, ISO/TC 322, Finanças sustentáveis, visa fomentar um mercado de investimento sustentável através do desenvolvimento de novas Normas Internacionais. O primeiro projeto para o comité será o desenvolvimento de uma estrutura para financiamento sustentável, que consolidará os conceitos existentes e concordará com a terminologia comum.

Mike Henigan, secretário do novo comité, disse que já existem normas para governo, finanças e desenvolvimento sustentável, bem como sobre tópicos relacionados, como títulos verdes, mas não há nada que cubra finanças sustentáveis. “O nosso objetivo é integrar o financiamento sustentável, torná-lo mais acessível e mais eficaz para a indústria e para investidores em toda a parte, permitindo assim o alinhamento do sistema financeiro global com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

“Isso envolverá reunir os conhecimentos sobre as normas existentes, harmonizar e esclarecer o que realmente é o financiamento sustentável, e fornecer terminologia comum e melhores práticas internacionais e diretrizes sobre a implementação de processos.

“A estrutura inicial fornecerá uma plataforma a partir da qual as organizações envolvidas em investimentos sustentáveis ??poderão desenvolver ainda mais os seus produtos e permitir que mais e mais participantes entrem no mercado”, concluiu ele.

O trabalho no futuro do comité considerará a integração da sustentabilidade na tomada de decisões financeiras, serviços e produtos; decisões de investimento que alcançam bons resultados sociais, além de retornos financeiros; finanças verdes, que combina “financiamento climático”, em apoio a conceitos como energia limpa, com financiamento ambiental e de conservação mais amplo; e investimento em tipos específicos de projetos, como programas de eficiência energética e cidades sustentáveis.

 

20.12.2018
Fonte: iso.org


Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?