Melhorar a segurança funcional na Produção Agrícola: as normas para máquinas agrícolas foram atualizadas

  • 0
farmsafety

Melhorar a segurança funcional na Produção Agrícola: as normas para máquinas agrícolas foram atualizadas

Tags : 

Garantir a segurança funcional de tratores e outros equipamentos agrícolas significa garantir que os sistemas de controlo estão a funcionar como devem. O conjunto de normas internacionalmente reconhecidas para estes sistemas acaba de ser atualizado, tornando-as mais à medida das explorações agrícolas.

Os tratores e máquinas utilizadas na agricultura e na silvicultura evoluíram ao longo dos anos. Muitos foram desenhados para reduzir os riscos através da prevenção de movimentos não intencionais e do reconhecimento de erros e outros possíveis riscos.

As normas da série ISO 25119 – Tratores e maquinaria para agricultura e silvicultura – Peças relacionadas com Sistemas de controlo de Segurança funcional, são muito utilizadas pela indústria agrícola e seus fornecedores, e estas foram recentemente atualizadas. Esta norma estabelece os princípios gerais para a conceção e desenvolvimento de peças relacionadas com a segurança funcional de sistemas de controlo em tratores e máquinas autopropulsoras utilizadas na agricultura e silvicultura. Pode também ser aplicada para equipamentos móveis utilizados nos municípios, como por exemplo máquinas de varrer ruas.

A ISO 25119 auxilia os projetistas e fabricantes de equipamentos a garantir que as peças relacionadas com a segurança funcional tenham o desempenho previsto, e esta abrange a estrutura do sistema, mecanismos de deteção de falhas, confiabilidade dos componentes, condição operacional, requisitos ambientais e muito mais.

O presidente da subcomissão técnica ISO, Hans Jürgen Nissen, que desenvolveu e reviu a série de normas, disse que a nova edição inclui melhorias baseadas no feedback dos utilizadores finais.

“O principal objetivo da revisão foi harmonizar a ISO 25119 como, em última análise, uma norma europeia, no âmbito do Acordo de Viena, melhorando assim a sua relevância na área de regulamentação da UE”.

“Além disso, foram feitas alterações para inserir sugestões dos utilizadores finais, organismos de certificação e especialistas envolvidos na normalização para torná-la mais compreensível e útil.”

As normas da série são:

ISO 25119-1, Tratores e máquinas para agricultura e silvicultura – Peças relacionadas com a segurança de sistemas de controlo – Parte 1: Princípios gerais para projeto e desenvolvimento.

ISO 25119-2, Tratores e máquinas para agricultura e silvicultura – Parte 2: Fase de conceção.

ISO 25119-3, Tratores e máquinas para agricultura e silvicultura – Peças relacionadas com a segurança de sistemas de controlo – Parte 3: Desenvolvimento de séries, hardware e software.

ISO 25119-4, Tratores e máquinas para agricultura e silvicultura – Parte 4: Produção, operação, modificação e processos relacionados.

A série ISO 25119 foi desenvolvida pela Comissão técnica ISSO/TC 23, Tratores e máquinas para agricultura e silvicultura, subcomissão SC 19, Eletrónica agrícola, cuja secretariado é assegurado pela DIN, membro da ISO para Alemanha.

 

13.11.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?