Rastreando até à origem: foi publicada uma nova norma para apoiar o uso responsável de madeira

  • 0
usoresponsávelmadeira

Rastreando até à origem: foi publicada uma nova norma para apoiar o uso responsável de madeira

Tags : 

A desflorestação e a degradação da floresta estão a destruir o nosso planeta, ameaçando a biodiversidade e contribuindo para o caos climático e para o aquecimento global. Com o aumento da consciência dos consumidores, cresce também a exigência de informação sobre as origens da madeira utilizada nos produtos que estes adquirem. Uma nova norma ISO para rastrear a madeira até à sua origem irá ajudar a fornecer esta informação.

Com muitas partes envolvidas na cadeia de fornecimento de madeira, e muitos tipos de madeira distintos, rastrear as suas origens até fontes legais é um processo complexo. A criação de um método robusto de rastreamento irá, por conseguinte, ajudar os negócios a dar preferência a madeiras provenientes de fontes legais, permitindo o crescimento da indústria. A ISO 38200, Chain of custody of wood and wood-based products, especifica os requisitos para uma cadeia de custódia de madeira e produtos baseados em madeira que permite aos utilizadores o rastreamento das origens da madeira e dos produtos ao longo de todos os passos envolvidos na cadeia de fornecimento.

Esta nova Norma Internacional permite aos utilizadores determinar se o material é “verificado”, quando providencia acesso a evidências da sua conformidade com os requisitos de um sistema de devida diligência; “especificado”, quando vai ao encontro de requisitos definidos pelas organizações e que estão disponíveis e documentados publicamente; “certificado”, quando satisfaz os requisitos de um esquema específico de certificação; ou “reciclado”, se foi recuperado ou desviado a partir do fluxo de resíduos.

O Dr. Jorge E. R. Cajazeira, Diretor do comité técnico ISO que desenvolveu a norma, disse que a ISO 38200 fornece uma estrutura comum, permitindo que os intervenientes na cadeia de fornecimento “falem na mesma linguagem”.

“Também irá ajudar os compradores a rastrear a madeira a partir de diferentes fontes, ajudando assim a evitar que a madeira proveniente de fontes ilegais entre na cadeia de fornecimento.”

A ISO 38200 foi desenvolvida pelo comité de projeto ISO/PC 287, Chain of custody of wood and wood-based products, cujo secretariado é organizado pela DIN, membro ISO para a Alemanha, e pela ABNT, membro ISO para o Brasil. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da ISO Store.

 

22.11.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?