Segurança nas sociedades – Evacuação em massa

  • 0
evacuaçãoemmassa

Segurança nas sociedades – Evacuação em massa

Tags : 

Uma evacuação em resposta a um risco ou a uma ameaça é o movimento de pessoas de uma determinada área. Neste contexto, uma evacuação em massa é caracterizada pela necessidade da colocação dos recursos de diversos organismos.

Normalmente, tal envolve um maior número de pessoas ou uma área mais ampla em risco. É difícil definir a evacuação em massa em termos de números ou escala, porque as catástrofes, as comunidades e as características de resposta diferem. No entanto, pode ser considerado em termos do número de evacuados que ultrapassam uma escala de resposta quotidiana, como a evacuação de uma cidade, região ou grande área povoada.

A necessidade de evacuação pode surgir de eventos naturais, eventos induzidos (como não intencionais) e eventos causados por falhas tecnológicas. Alguns eventos exigem uma evacuação imediata, enquanto outros são antecedidos de avisos.

Um planeamento eficaz é importante para ajudar a salvar vidas humanas e reduzir o sofrimento. O planeamento ajuda a fornecer uma resposta eficaz da parte da gestão de emergência.

O IPQ acabou de editar a NP ISO 22315:2018 – “Segurança nas sociedades. Evacuação em massa. Linhas de orientação para o planeamento”. Esta Norma fornece orientação para o desenvolvimento de planos de evacuação em massa, apoio à tomada de decisões, aumento do potencial para uma resposta eficaz e fortalecimento da preparação do publico e das organizações, reconhecendo, igualmente, que existem barreiras que poderão impedir a evacuação das pessoas, como a preparação com animais de estimação, bens valiosos ou itens que sustentem meios de subsistência.

A presente Norma destina-se a ser utilizada pelos responsáveis pelo estabelecimento de planos de evacuação em massa, bem como pela preparação de locais para receber evacuados em massa e inclui as seguintes atividades:

  • Preparar o publico para evacuação em massa (sessão 5);
  • Visualizar as áreas que estão em risco ou afetadas (sessão 6);
  • Tomar a decisão de evacuação (sessão 7);
  • Aviso publico (sessão 8);
  • Analisar a movimentação dos evacuados (sessão 9);
  • Avaliar os requisitos do abrigo para os evacuados (sessão 10);
  • Avaliar e melhorar continuamente (sessão 11).

A NP ISO 22315:2018 é aplicável a todos os tipos e dimensões de organizações que estejam envolvidas no planeamento de uma evacuação em massa, tais como governos locais, regionais e nacionais, organismos, organizações internacionais e não governamentais, empresas e grupos públicos e sociais, e abrange o planeamento de uma evacuação em massa, com o fim de obter uma resposta mais eficaz durante uma evacuação real. Ajudará as organizações a cumprir a sua obrigação de salvar vidas humanas e reduzir o sofrimento.

A presente Norma foi preparada pela Comissão Técnica de Normalização CT 195 “Segurança nas Organizações e na Sociedade”, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa para a Qualidade. (ONS/APQ).

 

05.06.2018
Fonte: newsletter espaçoQ – edição 143 | maio 2018


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?