Vencer a batalha contra a poluição de plásticos com as Normas Internacionais

  • 0
arctic_plastic_banner

Vencer a batalha contra a poluição de plásticos com as Normas Internacionais

Tags : 

O plástico é um material importante na nossa economia e vida quotidiana. Desempenha múltiplas funções que podem ajudar a abordar vários desafios que a nossa sociedade enfrenta, seja em embalagens que garantem a segurança alimentar e reduzem o desperdício de alimentos, materiais leves e inovadores que diminuem o consumo de combustível ou plásticos biocompatíveis que salvam vidas humanas na área da medicina.

Por outro lado, há uma necessidade urgente de abordar os problemas ambientais que obscurecem o uso de produtos finais. Os milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos nossos oceanos são um dos sinais mais visíveis e alarmantes desses problemas.

“Beat Plastic Pollution“, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano (5 de junho), representa um apelo à ação para que todos se unam de forma a combater um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo. As normas ISO podem ajudar a atingir esse objetivo, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício desnecessário em todo o mundo.

Como pode a ISO ajudar?

Exemplos de normas que podem ajudar incluem a ISO 17422, que orienta para a inclusão de considerações ambientais em normas, a ISO 15270 sobre a recuperação e reciclagem de resíduos plásticos e um relatório técnico futuro – ISO/TR 21960 – sobre conhecimento e metodologias para plásticos no meio ambiente. Além disso, um conjunto de normas sobre a pegada de carbono e ambiental de plásticos de base biológica (ISO 16620 e ISO 22526) irão ajudar as empresas a reduzir o seu impacto ambiental.

ISOPlasticPollution

As normas ISO para o ambiente marinho também podem salvar recursos preciosos. A ISO 18830, a ISO 19679 e a futura ISO 22404 irão ajudar as organizações a compreender a degradação e o desempenho durante a vida útil do produto – inestimável para garantir que um determinado material seja a melhor opção. A ISO também está a desenvolver as normas ISO 22403 e ISO 22766 para determinar a reciclagem e reutilização de plásticos e impedir sua lixiviação para o ambiente. Quanto ao despejo de plástico nos nossos oceanos, as soluções das normas podem levar a um benefício ambiental significativo.

Como o Dr. Eric Bischof, Presidente do subcomité da ISO responsável por plásticos e pelo meio ambiente, explica: “Acredito firmemente que a normalização pode promover uma maior eficiência de recursos em geral, ajudar a reduzir o despejo de resíduos e apoiar recursos eficientes para soluções de economia circular. Um forte envolvimento das partes interessadas é, no entanto, um pré-requisito para desenvolver normas inteligentes e amplamente aceites que realmente façam a diferença”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), também é um dia para pessoas de todas as esferas da vida se unirem para garantir uma visão mais limpa, mais verde e mais brilhante para si e para as gerações futuras.

O PNUMA participa de vários comités técnicos da ISO e está envolvido no desenvolvimento de algumas dessas normas.

 

21.06.2018
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?