A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece um conjunto de requisitos para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de atingir a obtenção da qualidade.
A sua correta implementação e certificação permitirá reduzir custos, melhorar o desempenho e ter a garantia perante os clientes que os produtos e serviços fornecidos pelas empresas correspondem às suas necessidades e expectativas, estando em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Assim sendo, com a ISO 9001 as empresas poderão obter benefícios financeiros e económicos através de uma gestão eficaz dos seus recursos e otimização de processos que melhoraram o valor e a saúde global das mesmas.
A norma ISO 9001 tem inúmeras qualidades, das quais destacamos 7 no nosso artigo.
1 – Aumento da Satisfação do cliente e credibilidade
Satisfazer os clientes, superar a concorrência, conquistar a atenção do público-alvo e aumentar a credibilidade organizacional nem sempre é fácil, mas com a ISO 9001 é possível. Esta qualidade da ISO 9001 direciona as empresas para o cliente, de modo a interpretar os problemas, as necessidades, os valores, os comportamentos, entre outras, recolhendo assim, informações que ajudaram à caraterização do público-alvo e perceber que produtos e/ou serviços vão ao encontro das expetativas dos mesmos.
2 – Evita os erros e os desperdícios
A ISO 9001 promove melhorias significativas a nível da eficiência dos processos das empresas, através da eliminação de erros e desperdícios que sem este sistema de gestão de qualidade implementado, não poderiam ser detetados ou até mesmo corrigidos.
3 – Garante a qualidade dos produtos/serviços
A certificação da ISO 9001 melhora os processos internos das empresas, aumentado a qualidade dos seus serviços e produtos.
“A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.”
4 – Garante boas tomadas de decisão
As decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Um Sistema de Gestão da Qualidade monitoriza o processo contínuo, ou seja, está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas. Com esta análise a ISO 9001 consegue que as empresas atempadamente tomem boas decisões, baseando-se em evidências, ou seja, direciona todos os recursos para as áreas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os seus custos.
5 – Cria uma cultura de melhoria contínua
Todas as empresas querem melhorar o seu negócio. A melhoria do desempenho global de uma organização deverá ser um objetivo permanente dessa organização. A ISO 9001 cria uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas, conseguindo dessa forma, reduzir ou até mesmo evitar o impacto do problema.
6 – Envolve os colaboradores
As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização e o seu total envolvimento possibilita que as suas capacidades sejam usadas para o benefício da organização. Esta norma auxilia e muito a envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham.
7 – Torna uma empresa mais competitiva
O facto de as empresas trabalharem de forma transparente aplicando a ISO 9001 como uma ferramenta estratégica de melhoria contínua e desenvolvimento organizacional é um grande diferencial para qualquer negócio no mercado atual. A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.
Para nós Vexillum, a qualidade que se destaca é o nosso propósito: É ajudar as empresas a serem mais rentáveis e eficientes, motivar as pessoas a adquirirem novas competências, a serem cada vez melhores e a se superarem. É contribuir para uma sociedade mais forte e competente.
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