A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece um conjunto de requisitos para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de atingir a obtenção da qualidade.

A sua correta implementação e certificação permitirá reduzir custos, melhorar o desempenho e ter a garantia perante os clientes que os produtos e serviços fornecidos pelas empresas correspondem às suas necessidades e expectativas, estando em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Assim sendo, com a ISO 9001 as empresas poderão obter benefícios financeiros e económicos através de uma gestão eficaz dos seus recursos e otimização de processos que melhoraram o valor e a saúde global das mesmas.

A norma ISO 9001 tem inúmeras qualidades, das quais destacamos 7 no nosso artigo.

1 – Aumento da Satisfação do cliente e credibilidade

Satisfazer os clientes, superar a concorrência, conquistar a atenção do público-alvo e aumentar a credibilidade organizacional nem sempre é fácil, mas com a ISO 9001 é possível. Esta qualidade da ISO 9001 direciona as empresas para o cliente, de modo a interpretar os problemas, as necessidades, os valores, os comportamentos, entre outras, recolhendo assim, informações que ajudaram à caraterização do público-alvo e perceber que produtos e/ou serviços vão ao encontro das expetativas dos mesmos.

2 – Evita os erros e os desperdícios

A ISO 9001 promove melhorias significativas a nível da eficiência dos processos das empresas, através da eliminação de erros e desperdícios que sem este sistema de gestão de qualidade implementado, não poderiam ser detetados ou até mesmo corrigidos.

3 – Garante a qualidade dos produtos/serviços

A certificação da ISO 9001 melhora os processos internos das empresas, aumentado a qualidade dos seus serviços e produtos.

“A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.”

4 – Garante boas tomadas de decisão

As decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Um Sistema de Gestão da Qualidade monitoriza o processo contínuo, ou seja, está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas. Com esta análise a ISO 9001 consegue que as empresas atempadamente tomem boas decisões, baseando-se em evidências, ou seja, direciona todos os recursos para as áreas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os seus custos.

5 – Cria uma cultura de melhoria contínua

Todas as empresas querem melhorar o seu negócio. A melhoria do desempenho global de uma organização deverá ser um objetivo permanente dessa organização. A ISO 9001 cria uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas, conseguindo dessa forma, reduzir ou até mesmo evitar o impacto do problema.

6 – Envolve os colaboradores

As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização e o seu total envolvimento possibilita que as suas capacidades sejam usadas para o benefício da organização. Esta norma auxilia e muito a envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham.

7 – Torna uma empresa mais competitiva

O facto de as empresas trabalharem de forma transparente aplicando a ISO 9001 como uma ferramenta estratégica de melhoria contínua e desenvolvimento organizacional é um grande diferencial para qualquer negócio no mercado atual. A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.

Para nós Vexillum, a qualidade que se destaca é o nosso propósito: É ajudar as empresas a serem mais rentáveis e eficientes, motivar as pessoas a adquirirem novas competências, a serem cada vez melhores e a se superarem. É contribuir para uma sociedade mais forte e competente.

Pratique a Qualidade no dia a dia com a nossa ajuda.
Estamos consigo e você, está connosco?

Conquiste a certificação ISO 9001 com consultoria à medida da sua empresa!

Pretende mais informações?
Preencha o formulário abaixo que nós entramos em contacto.

    Serviço em que tem interesse?*