Na nossa sociedade globalizada, a sinalização e bandeiras de segurança nas praias necessitam de apresentar uma linguagem que todos posam compreender. Ilustrações e protocolos definidos internacionalmente são fundamentais, pelo que uma Norma Internacional sobre este tema foi agora publicada.
Atravessando as diferenças nas línguas, culturas, locais e cenários, as normas de referência da ISO para sinais gráficos garantem que todos compreendam a informação vital de segurança em todos os sítios, incluindo nas praias.
Foi agora atualizado o documento de orientação na utilização dessas normas, no que concerne às praias, de forma a que todos se possam sentir seguros no seu lugar ao sol.
A ISO 20712-3:2020, Sinalização de segurança da água e bandeiras de segurança nas praias – Parte 3: orientação para a utilização, assiste na seleção e utilização da sinalização que consta da norma ISO 7010, Símbolos gráficos – Cores e sinais de segurança – Sinais de segurança registados, e bandeiras de segurança nas praias conforme especificado na ISO 20712-2, Sinalização de segurança da água e bandeiras de segurança nas praias – Parte 2: Especificações para bandeiras de segurança nas praias – Cor, forma, significado e performance.
A versão atualizada da ISO 20712-3 fornece orientações sobre onde colocar a sinalização e as bandeiras, como colocá-la, iluminação, manutenção e muito mais. Também informa sobre a conceção e localização de sinais múltiplos, não deixando nenhuma área por abranger.
Em conjunto, a coleção de normal detalha as melhores práticas internacionais no que concerne à utilização de sinalização de segurança da água, permitindo uniformidade à escala mundial. Isto, por seu turno, conduz à familiarização e a uma melhor compreensão dos símbolos, o que aumenta a segurança de todos.
A ISO 20712-3 e a ISO 20712-2 foram desenvolvidas pelo subcomité ISO SC 2, Identificação de segurança, sinais, formas símbolos e cores, que opera dentro do comité técnico ISO/TC 145, Símbolos gráficos. O seu secretariado é detido pela DIN, membro ISO na Alemanha.
As normas podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.
Fonte: www.iso.org