A corrupção degrada todas as áreas da sociedade, incluindo a segurança nacional, o crescimento económico, os direitos humanos, o emprego e o ambiente. À medida que o dinheiro é defletido para longe de onde é mais necessário, a despesa com setores essenciais como a educação e a saúde tende a encolher, levando a piores condições de vida.
Ter sistemas implementados que garantam uma boa governação é uma forma poderosa de reduzir a corrupção em todo o lado. As organizações de todos os tipos e tamanhos podem beneficiar de tais sistemas e reduzir o risco de corrupção ao demonstrarem capacidade de prestar contas e responsabilidade.
A futura norma ISO 37000, Orientação para a governação de organizações, fornece uma estrutura que ajuda os corpos de governo e os grupos sobre como cumprirem com as suas responsabilidades. Ao fazerem isso, ajuda-os a melhorar a sua performance numa vasta game de áreas e a promover uma boa cultura organizacional.
Um elemento chave de uma boa governação é ter uma forma segura e confidencial para os colaboradores poderem reportar potencias irregularidades. A norma ISO 37002, Sistemas de gestão de informadores – Orientações, fornece orientações para implementar, gerir, avaliar, manter e melhorar um sistema robusto e eficaz de gestão para os informadores. É uma norma que não é específica para qualquer sector, podendo ser utilizada por organizações de todas as dimensões, incluindo PME, assim como por aquelas que tenha operações internacionais.
Simultaneamente, uma organização que consiga demonstrar que cumpre todas as leis relevantes, requisitos regulamentares, códigos de indústria e normas voluntárias reassegura as partes interessadas, fazendo-lhes prova de que pôs em andamento medidas para prevenir ou reduzir o risco de corrupção. Também será publicada em breve a ISO 37301, Sistemas de gestão de conformidade – Requisitos com orientação para o seu uso, que delineia tudo aquilo que uma organização necessita de fazer para atingir esse objetivo.
Estas novas normas irão complementar a já existente ISO 37001, Sistemas de gestão anti suborno – Requisitos com orientação para o seu uso, que ajuda as organizações a combater os subornos tanto nas suas operações internas como nas suas cadeias de valor. Mais orientações sobre esta norma, sob a forma de um novo guia prático com o título ISO 37001:2016 – Sistemas de gestão anti suborno – Um guia prático, serão publicadas no início de 2021.
Howard Shaw, Diretor do comité técnico que está a desenvolver estas novas normas, disse que a publicação da ISO 37001 em 2016 foi um grande passo no sentido de se proporcionar orientação internacionalmente aceite sobre a gestão e redução dos subornos.
“Em conjunto com estas novas Normas Internacionais sobre governação, conformidade e informadores, irá contribuir significativamente para a guerra contra a corrupção à escala global.”
Todas estas normas e outras foram desenvolvidas pelo comité especializado em governação, o ISO/TC 309, Governação das organizações, cujo secretariado é detido pela BSI, membro ISO para o Reino Unido.
Fonte: www.iso.org