A Adminsaúde é uma softwarehouse específica para o Mercado da Saúde.
Conta com 15 anos de experiência no desenvolvimento de Sistemas de Informação que pretendem simplificar o trabalho dos seus clientes, bem como ajudar os seus parceiros a aumentar a sua competitividade com base na incorporação de tecnologia e inovação nas diversas componentes da sua organização.
Contam com uma equipa multidisciplinar, garantindo a conjugação do know-how e de diferentes competências, agregadas por uma linguagem e um objetivo comum: satisfazer as necessidades de todos os clientes.
A Adminsaúde certificou o seu Sistema de Gestão da Qualidade e mantém a melhoria contínua do mesmo, com o apoio da Vexillum.
Veja a entrevista a André Seco, Diretor de departamento!
De que forma a Adminsaúde agrega valor aos seus clientes?
A Adminsaúde agrega valor aos seus clientes, através do software e das especificidades inovadoras.
Quais foram os motivos que vos levaram a implementar a ISO 9001?
“Não foi logo da primeira vez!” – Tivemos a ideia em 2016, mas nessa alguma avançamos com outros projetos na empresa.
Em 2018, decidimos implementar a ISO 9001. No fundo foi a oportunidade de rever todos os nossos processos, de forma a estabilizar toda a nossa operação, para a documentar e para a estruturar.
Não sendo, o principal carimbo da certificação, será um requisito tanto no presente, como no futuro para concursos públicos, para demonstração da nossa maneira de trabalhar aos nossos clientes atuais e futuros. – “Levou-nos a reorganizar a empresa e os processos através da norma.”
Por que razão decidiram recorrer ao apoio de uma empresa de consultoria? Qual o fator decisivo na escolha da Vexillum como consultora?
Antes de decidirmos recorrer à Vexillum, internamente já tínhamos decidido que iriamos recorrer a uma empresa consultora. Principalmente, porque quando avaliamos o processo, sentimos que seria importante ter a experiência de uma empresa/equipa que já conhece-se todos os processos e toda a sua envolvência.
O fator decisivo na escolha da Vexillum está relacionado com 2 ou 3 variáveis essenciais:
- Apresentação da proposta;
- Organização da própria proposta – conhecimento à priori de todas as etapas necessárias;
- Relação qualidade/preço era a melhor no mercado;
- Currículo empresarial imprescindível.
Qual foi a maior diferença ou evolução ocorrida na vossa empresa com a implementação da ISO 9001?
“Foram várias” – A maior diferença está relacionada com a definição completa de todos os processos. A evolução é a estruturação de todos os processos, não só porque que estão escritos e identificados, como também foi possível implementar no terreno, implementar no dia-a-dia, tornou-se parte da nossa cultura e forma de trabalhar. São processos que estão implementados e na raiz de todo o desenvolvimento de software.
A ISO 9001 não é só processos de trabalho, está também relacionada com a gestão de fornecedores, estruturação dos Recursos Humanos. Toda a envolvente da norma ISO 9001, implementa a qualidade da estrutura numa empresa. Esta evolução foi notória, porque para além do processo de desenvolvimento do software, conseguimos organizar todos os outros processos e ficando tudo de forma estruturada. O mais importante foi a forma linear como os processos foram implementados e estruturados.
Depois da Certificação, e de todo o trabalho com a Vexillum, ninguém da equipa/empresa tem dúvidas acerca dos processos. – “Permitiu uma estabilização!” Por outro lado a certificação também serviu de base para a melhoria contínua.
Qual foi o maior desafio ao longo do processo de implementação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade?
“O maior desafio foi o desafio inicial.”
O maior desafio que tivemos foi estabelecer a base para o processo da qualidade. Também o desafio da própria documentação, sendo a Adminsaúde uma empresa de software, com equipas técnicas, programação, a documentação não era antes da qualidade uma das nossas prioridades. – “Mindset necessário alterar.”
Assim sendo, o maior desafio foi a base, foi a capacidade de identificar todos os processos, todos os pontos para implementar e ter toda a base da documentação e processos estruturados. A partir daqui, o desafio é identificar as melhorias contínuas.
Como é que a Vexillum vos ajudou a ultrapassar este desafio?
A Vexillum ajudou-nos através do seu grande conhecimento, conhecimento de todos os requisitos e necessidades. E algo que consideramos muito importante – o apoio constante, resolução de problemas – nunca nos deixaram “sozinhos” no processo até à obtenção da certificação, assim como foi notória a capacidade de colaboração e acompanhamento por parte de ambas as empresas.
Tratou-se de um projeto em conjunto, que no final foi um win-win para as duas empresas. Existiu um denominador comum – Atingir o objetivo da certificação e agora ao longo dos últimos anos da manutenção do sistema, atingir o objetivo de manter a certificação e de evoluir na perspetiva da melhora contínua.
Após o término da manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade os resultados são visíveis? É notória a otimização da manutenção face aos objetivos estratégicos da vossa organização?
“É um sim absoluto” A visibilidade dos resultados são visíveis diariamente, na otimização, na capacidade de análise através de indicadores que foram construídos com a ajuda do processo e com os requisitos da norma ISO 9001. O feedback do cliente, o crescimento empresarial são resultados visíveis na Adminsaúde.
Saiba mais sobre a Adminsaúde!
Site: http://www.adminsaude.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/adminsa-de/
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