A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece um conjunto de requisitos para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de atingir a obtenção da qualidade.

É a solução para as organizações ficarem uns passos à frente da concorrência

Atualmente, muitas organizações já implementaram a norma internacional ISO 9001 e tornaram-se mais competitivas, mas outras não avançaram com esta decisão por falta de falta de recursos materiais e/ou humanos, ou simplesmente por falta de conhecimentos sobre os benefícios da norma, que justificam o investimento.

Certo é que a sua organização, deve aproveitar-se disso!

Implementar a ISO 9001 e obter a certificação no sistema de gestão da qualidade será uma das melhores estratégias para desenvolver produtos e serviços de qualidade, aumentar a notoriedade organizacional e aumentar a confiança e credibilidade dos clientes, fornecedores e parceiros.

Diferencie-se da sua concorrência com a ISO 9001

Um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a ISO 9001, é uma ferramenta através do qual as organizações identificam os seus objetivos e determinam os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados e melhorarem a prestação de serviços aos clientes, superando expectativas, vencendo barreiras e a própria concorrência.

Artigo 3 Nov 2024

“A Implementação da ISO 9001 melhora os processos internos das organizações, aumentado a qualidade dos seus produtos e serviços.”

A Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO 9001 possibilita-lhe:

Maior garantia de qualidade produto e/ou serviço

A Implementação da ISO 9001 melhora os processos internos das organizações, aumentado a qualidade dos seus produtos e serviços.

Maior motivação dos colaboradores

As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização e o seu total envolvimento possibilita que as suas capacidades sejam usadas para o benefício da organização. Esta norma auxilia e muito a envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham.

Maior satisfação e credibilidade perante os clientes

Satisfazer os clientes, superar a concorrência, conquistar a atenção do público-alvo e aumentar a credibilidade organizacional nem sempre é fácil, mas com a ISO 9001 é possível.

Esta qualidade da ISO 9001 direciona as empresas para o cliente, de modo a interpretar os problemas, as necessidades, os valores, os comportamentos, entre outras, recolhendo assim, informações que ajudaram à caraterização do público-alvo e perceber que produtos e/ou serviços vão ao encontro das expetativas dos mesmos.

Evita os erros e os desperdícios

A ISO 9001 promove melhorias significativas a nível da eficiência dos processos das empresas, através da eliminação de erros e desperdícios que sem este sistema de gestão de qualidade implementado, não poderiam ser detetados ou até mesmo corrigidos.

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    Garante boas tomadas de decisão

    As decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Um Sistema de Gestão da Qualidade monitoriza o processo contínuo, ou seja, está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas.

    Com esta análise a ISO 9001 consegue que as empresas atempadamente tomem boas decisões, baseando-se em evidências, ou seja, direciona todos os recursos para as áreas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os seus custos.

    Cria uma cultura de melhoria contínua

    Todas as empresas querem melhorar o seu negócio. A melhoria do desempenho global de uma organização deverá ser um objetivo permanente dessa organização.

    A ISO 9001 cria uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas, conseguindo dessa forma, reduzir ou até mesmo evitar o impacto do problema.

    Torna uma empresa mais competitiva

    O facto de as empresas trabalharem de forma transparente aplicando a ISO 9001 como uma ferramenta estratégica de melhoria contínua e desenvolvimento organizacional é um grande diferencial para qualquer negócio no mercado atual.

    A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.

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