Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de incapacidade, pelo que garantir que os produtos, serviços e ambientes estão acessíveis para todos é algo de fundamental à luz dos direitos humanos. As Normas têm um papel importante a desempenhar nesse âmbito, motivo pelo qual a ISO desenvolveu o ISO/IEC Guia 71 para abordar a acessibilidade nas normas.

Dirigido aos desenvolvedores de normas, o Guia 71 ajuda a garantir que a questão da acessibilidade é tida em conta no momento de desenvolver ou rever normas. Uma vez que um elemento chave da acessibilidade é a ergonomia humana, a ISO também fornece orientação sobre dados ergonómicos para apoiar os utilizadores do Guia 71, que foi agora atualizada.

A ISO/TR 22411, Dados ergonómicos para utilização na aplicação do ISO/IEC Guia 71:2014, ajuda os desenvolvedores de normas a compreender as características humanas e as capacidades de pessoas com incapacidades ou de idade mais avançada.

Este relatório técnico fornece dados quantitativos e conhecimento, assim como dados específicos de acordo com o contexto e com as tarefas, sendo todos baseados em pesquisas ergonómicas. Os dados focam-se nos efeitos do envelhecimento e/ou nas consequências de vários tipos de incapacidades sensoriais, físicas e cognitivas.

Sendo principalmente dirigida aos desenvolvedores de normas, a ISO/TR 22411 também pode ser utilizada por ergonomistas e designers para os ajudar a desenvolver produtos, sistemas, serviços, ambientes e instalações mais acessíveis

Este relatório técnico foi atualizado com dados mais recentes ou mais elaborados que estão agora disponíveis. Mais ainda, esta nova edição inclui a provisão, em anexo, de textos alternativos para valores e tabelas, tornando-os mais acessíveis para leitores invisuais.

A ISO/TR 22411 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 159, Ergonomia, cujo secretariao é detido pela DIN, membro ISO na Alemanha.

O relatório técnico pode ser adquirido a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

 

Fonte: www.iso.org