Elementos essenciais de uma sociedade moderna, inclusiva e sustentável, a acessibilidade e a segurança do ambiente construído requerem um planeamento e uma organização detalhados. Normas que dão orientação e que ajudam a facilitar este processo foram agora publicadas.

A ISO 23234, Edifícios e trabalhos de engenharia civil – Segurança – Planeamento de medidas de segurança no ambiente construído, detalha os requisitos e recomendações para ajudar as organizações a implementarem planos para as proteger contra ações intencionais indesejadas. Fornece um modelo bem estruturado para identificar os seus requisitos e desenvolver as medidas de segurança apropriadas.

O documento descreve que métodos e rotinas necessitam de ser implementadas nas várias fases de um projeto de construção ou engenharia civil, bem como as competências necessárias para atingir um bom resultado.

A ISO 21542, Construção de edifícios – Acessibilidade e usabilidade do ambiente construído, especifica uma gama de requisitos e recomendações relacionados com a conceção e construção da usabilidade e acessibilidade nos edifícios. Estes incluem acesso aos edifícios, circulação dentro dos edifícios, saída dos edifícios durante situações normais e durante uma evacuação no caso de incêndio.

Recentemente atualizada, esta versão revista oferece uma estrutura documental melhorada para uma aplicação facilitada, assim como informação adicional sobre aspetos como a circulação vertical, acústica e evacuação de emergência.

A ISO 23234 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 59, Edifícios e trabalhos de engenharia civil, e a ISO 21542 pelo seu subcomité SC 16, Acessibilidade e usabilidade para o ambiente construído. Os seus secretariados são detidos respetivamente pela SN, membro ISO para a Noruega, e a UNE, membro ISO para Espanha.

As normas podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org