A indústria da educação online tem estado a evoluir desde há vários anos, mas foi em 2020 que assumiu uma dimensão totalmente nova. Webinars, seminários, cursos e programas educativos de todos os tipos povoaram a internet, com as novas tecnologias, expectativas e tendências a alimentarem o seu crescimento. Uma nova norma ISO pretende trazer alguma ordem aos currículos virtuais, melhorando a qualidade e a acessibilidade do ensino à distância para todos.

A ISO 29994, Serviços de educação e aprendizagem – Requisitos para ensino à distância, fornece orientações internacionais sobre o ensino à distância, de modo a garantir níveis acordados de qualidade e transparência. É pretendido que seja utilizada em conjunto com a ISO?29993, Serviços de aprendizagem fora da educação formal – Requisitos de serviço, com ambas a abrangerem serviços educativos não oferecidos pelas escolas e universidades tradicionais.

Lili Cao, Coordenadora do grupo de especialistas que desenvolveram a norma, disse que não se pretende replicar online a experiência do ensino presencial, mas sim maximizar as oportunidades que as novas tecnologias e serviços oferecem.

“O ensino online oferece uma oportunidade valiosa para levar a educação até mais pessoas, incluindo aqueles que têm dificuldades em aceder a serviços tradicionais, devido à sua mobilidade ou obstáculos financeiros”, disse ela.

“Esta nova norma pretende facilitar o desenvolvimento desta indústria no sentido de programas de melhor qualidade e acesso melhorado. Também aponta a tornar-se numa ferramenta para facilitar a melhoria contínua na indústria, pelo que agradecemos o feedback dos utilizadores de forma a torná-la o mais eficaz possível.”

A ISO 29994 fornece critérios que irão apoiar os alunos na avaliação dos serviços de ensino à distância e fornecer aos reguladores e entidades certificadoras uma referência internacional.

A norma foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 232, Serviços de educação e aprendizagem, cujo secretariado é detido pela DIN, membro ISO para a Alemanha. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org