A aprendizagem móvel tem estado em crescimento desde há muitos anos, mas é ainda mais relevante em tempos como os atuais. Com a expansão das redes de telemóvel a praticamente todo o mundo e permitindo o acesso à internet, a tecnologia móvel tornou-se numa ferramenta cada vez mais poderosa no setor da educação. Trata-se de uma área em crescimento rápido, o que é comprovado pela variedade crescente de tópicos de pesquisa, métodos e investigadores, e estudos já mostraram os benefícios deste tipo de dispositivos tais como facilitar a aprendizagem baseada no contexto, cultivar a autoaprendizagem e a autorreflexão, assim como propiciar a interação intercultural.

A ISO/IEC TS 29140, Tecnologias da informação para a aprendizagem, educação e ensino – Nomadismo e tecnologias móveis, fornece um modelo de informação para o aluno que é específico para a aprendizagem móvel, permitindo um ensino e educação que refletem as necessidades específicas dos equipamentos móveis. Esta especificação técnicas foi agora atualizada, englobando novos termos, definições e casos de uso, tornando-a mais relevante para a realidade atual do ensino.

O Prof. Mohamed Ally da Universidade de Athabasca, no Canadá, que é o Líder de Projeto do grupo de especialistas que desenvolveram este documento, disse que a aprendizagem móvel tem o potencial de proporcionar aos estudantes um aceso alargado à informação e a materiais de aprendizagem, assim como orientações e suporte que podem vir de qualquer ponto do mundo, em vez da localização geográfica onde estes se encontram no momento.

“Quando a aprendizagem móvel é implementada de forma estruturada, pode aumentar a eficiência e produtividade da educação e do ensino em diferentes setores”, disse ele.

A ISO/IEC TS 29140 foi desenvolvida pelo ISO/IEC JTC 1/SC 36, Tecnologias da informação para a aprendizagem, educação e ensino, um subcomité técnico da ISO e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). O seu secretariado é detido pela KATS, membro ISO para a Coreia do Sul. Esta especificação técnica pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org