Maior qualidade, performance, eficiência e relações de negócio são apenas alguns dos benefícios da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) segundo a norma ISO 9001. As normas que se focam em requisitos específicos que ajudam a otimizar a utilização de um SGQ foram atualizadas para as alinhar com a última versão da norma ISO de gestão da qualidade.

A ISO 10014, Sistemas de gestão da qualidade – Gerir uma organização para resultados de qualidade – Orientações para alcançar benefícios financeiros e económicos, é orientada para a gestão de topo. Faz uma abordagem estruturada à obtenção de sucesso financeiro através da utilização do sistema e princípios de gestão da qualidade descritos na família de normas de sistema de gestão ISO 9001.

A utilização da norma permite a monitorização e gestão de tendências em métricas essenciais de desempenho, de forma a poderem ser tomadas ações que ajudam a melhorar a performance. Também antecipa e gere de forma proativa o risco, otimiza o valor e oferece exemplos de uma abordagem estruturada à melhoria do desempenho do negócio.

Também atualizada recentemente, a ISO 10013, Sistemas de gestão da qualidade – Orientação para informação documentada, fornece orientações para desenvolver e manter informação documentada para suportar um sistema de gestão da qualidade eficaz. Tem em linha de conta as necessidades específicas da organização, incluindo a estrutura legal e regulatória, as necessidades e expetativas das partes interessadas, riscos e oportunidades, bem como a direção estratégica da organização no momento de planear que documentação deve ser mantida e guardada.

A versão melhorada reconhece os avanços na gestão de documentação que ocorreram desde a edição anterior, tais como melhorias nas medidas de segurança e a emergência da automação no controlo do fluxo de processos.

Ambas as normas foram desenvolvidas e atualizadas pelo subcomité SC3 da ISO, Tecnologia de Suporte, do comité técnico ISO/TC 176, Gestão da qualidade e garantia de qualidade. O secretariado do ISO/TC 176/SC3 é detido pela NEN, membro ISO para os Países Baixos.

A ISO 10013 e a ISO 10014 podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou na Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org