Testar a existência de microrganismos na comida é um passo essencial no processo de segurança alimentar, determinando se não existem organismos ou patógenos presentes que possam causar danos.

Contudo, os métodos para essa análise abundam, pelo que validar e verificar se um método é suficientemente robusto para cumprir com os estritos regulamentos de segurança alimentar e para manter os consumidores seguros é igualmente importante. A ISO tem uma série de normas desenvolvidas por especialistas internacionais que fazem isso mesmo, a última das quais foi agora publicada.

A ISO 16140-3, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 3: Protocolo para a verificação de métodos de referência e métodos alternativos validados num único laboratório, fornece os procedimentos e os critérios de aceitação para implementar métodos de teste num laboratório. Foi criada para ajudar os laboratórios da área alimentar, os fabricantes de kits de teste, as autoridades competentes e os operadores da área alimentar a implementar métodos microbiológicos nos seus laboratórios.

A ISO 16140-3 inclui duas fases: um estudo de verificação da implementação e o estudo de verificação do item alimentar, com protocolos separados para a verificação dos métodos microbiológicos quantitativos e qualitativos, dos métodos de confirmação e dos métodos de tipagem. Também fornece um protocolo informativo para a verificação de métodos de referência que ainda não foram totalmente validados.

Esta norma junta-se a outras partes da série ISO 16140, que fornece protocolos para a validação de métodos novos e alternativos. Esta nova norma foca-se especificamente nos procedimentos que devem ser seguidos pelos laboratórios e que lhes permitem verificar a sua utilização de métodos validados.

Outras partes nesta série incluem:

  • ISO 16140-1, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 1: Vocabulário
  • ISO 16140-2, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 2: Protocolo para a validação de métodos alternativos (proprietários) face ao método de referência
  • ISO 16140-4, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 4: Protocolo para validação de método num único laboratório
  • ISO 16140-5, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 5: Protocolo para validação fatorial interlaboratório de métodos não proprietários
  • ISO 16140-6, Microbiologia para a cadeia alimentar – Validação de método – Parte 6: Protocolo para a validação de métodos alternativos (proprietários) para confirmação e procedimentos de tipagem microbiológicos

A série de normas ISO 16140 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 34, Produtos alimentares, subcomité SC 9, Microbiologia, cujo secretariado é detido pela AFNOR, membro ISO para França. Pode ser adquirido a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org