Certificar-se num Sistema de Gestão da Energia (SGE) é um passo importante para fazer evoluir a performance ambiental de uma organização, já que demonstra às partes interessadas que existe uma real melhoria na eficiência energética. Contudo, o processo de certificação deve ser consistente e competente de forma a possuir algum valor, motivo pelo qual a norma para auditores que conduzem este trabalho foi agora atualizada.
Um Sistema de Gestão da Energia permite às organizações estabelecer os sistemas e processos necessários à melhoria contínua da performance energética, incluindo a eficiência energética, a utilização de energia e o consumo energético.
A ISO 50003, Sistema de gestão de energia – Requisitos para organismos que auditam e certificam sistemas de gestão da energia, foi criada para apoiar os organismos de auditoria e certificação ao fornecer requisitos que garantem competência, consistência e imparcialidade no processo de auditoria e certificação.
Concebida para ser utilizada em conjunto com a ISO/IEC 17021, um conjunto de requisitos que permite aos organismos certificadores a realização da certificação de sistemas de gestão, fornece os requisitos adicionais baseados na energia para o processo de planeamento da auditoria e visa assegurar que as pessoas que conduzem a auditoria têm as competências necessárias.

“Um Sistema de Gestão da Energia permite às organizações estabelecer os sistemas e processos necessários à melhoria contínua da performance energética, incluindo a eficiência energética, a utilização de energia e o consumo energético.”
A norma foi recentemente atualizada para estar alinhada com a abordagem harmonizada utilizada para todos os sistemas de gestão ISO, com melhorias que incluem a clarificação dos cálculos dos dias de auditoria, a aplicação dos requisitos a organizações com várias instalações e a competência técnica para aqueles que estão associados a auditorias de SGE.
A ISO 50003 é apenas uma de muitas normas na série de Sistemas de Gestão da Energia, concebidas para complementar e apoiar a ISO 50001, Sistemas de gestão da energia – Requisitos com orientação para o seu uso.
Outras normas incluem:
ISO 50004, Sistemas de gestão da energia – Orientação para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão da energia ISO 50001
ISO 50005, Sistemas de gestão da energia –Orientações para uma implementação faseada (em desenvolvimento)
ISO 50006, Sistemas de gestão da energia – Avaliar a performance energética utilizando referências energéticas e indicadores de performance energética (em revisão)
ISO 50009, Sistemas de gestão da energia – Orientação para a implementação de um sistema de gestão de energia comum em múltiplas organizações
ISO 50011, Sistemas de gestão da energia – Medição do progresso da gestão energética (em desenvolvimento)
ISO 50015, Sistemas de gestão da energia – Medição e verificação da performance energética das organizações – Princípios gerais e orientação
Todas estas normas foram ou estão a ser desenvolvidas pelo comité técnico ISO/TC 301, Gestão da energia e poupança energética, cujo secretariado é detido pela ANSI, membro ISO para os EUA. Podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.
Fonte: www.iso.org