Com os nossos automóveis cada vez mais conectados, o risco de quebras de cibersegurança a bordo aumenta exponencialmente. Enquanto a indústria responsável por combater os hackers de veículos cresce, a batalha principal está no desafio constante de acompanhar a sofisticação da tecnologia. Uma nova norma foi publicada para ajudar os fabricantes a estarem um passo à frente.

A ISO/SAE 21434, Veículos de estrada – Engenharia de cibersegurança, aborda a cibersegurança sob a perspetiva da engenharia de sistemas elétricos e eletrónicos dentro de veículos de estrada. Irá ajudar os fabricantes a acompanhar as tecnologias em constante mudança e os métodos de ciberataque, definindo o vocabulário, objetivos, requisitos e orientações relacionadas com a engenharia de cibersegurança, para uma compreensão transversal a toda a cadeia de fornecimento.

A norma, desenvolvida em colaboração com a SAE International, uma associação global de engenheiros e um parceiro-chave da ISO, desenvolve-se a partir das recomendações detalhadas na SAE?J3061, Guia de cibersegurança para sistemas ciber-físicos de veículos, oferecendo orientações mais abrangentes e a contribuição de especialistas em todo o mundo.

O Dr.?Gido Scharfenberger-Fabian, Coordenador do grupo de especialistas ISO que desenvolveram a norma, disse que irá permitir às organizações a definição de políticas e processos de cibersegurança, a gestão dos riscos de cibersegurança e fomentar uma cultura de cibersegurança.

“A ISO/SAE 21434 ajudará a ter os assuntos da cibersegurança em conta em todos os momentos do processo de desenvolvimento e, no terreno, permitirá um aumento das defesas de cibersegurança do próprio veículo, mitigando o risco de potenciais vulnerabilidade em todos os componentes”, disse ele.

“Mais ainda, a estrutura fornecida por esta norma irá reforçar a colaboração sobre cibersegurança dentro da indústria e, consequentemente, levar a tecnologias e soluções mais adaptadas aos desafios de cibersegurança de hoje e amanhã”.

Jack Pokrzywa, diretor das normas globais de veículos terrestres da SAE International disse: “Estamos felizes por ver os frutos desta parceria colaborativa única entre a SAE e a ISO. Vemos esta Norma como uma ferramenta crítica no arsenal dos profissionais de cibersegurança e dos desenvolvedores de produtos em todo o mundo”.

A ISO/SAE 21434 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 22, Veículos de estrada, subcomité SC32, Componentes elétricos e eletrónicos e aspetos gerais do sistema, em colaboração com o Comité de Engenharia de Sistemas Cibersegurança para Veículos da SAE International. O secretariado da ISO/TC 22/SC 32 é detido pela JISC, membro ISO para o Japão.

A norma pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org