Atualmente, a nível mundial, verifica-se uma crescente procura da produção mais limpa e com menor impacte ambiental, e pela redução dos recursos naturais de forma a reduzir os riscos decorrentes das atividades.

O conceito de ciclo de vida não é mais que uma abordagem inicial da obtenção de um produto ou serviço, desde que começa a ter “vida” até ao seu destino final, “fim de vida”. Ou seja, é a história das várias etapas de um produto ou serviço, desde a fase de extração das matérias-primas, o design, a produção, distribuição, consumo, uso, até ao tratamento de fim de vida e/ou destino final. Estas etapas do ciclo de vida podem variar de acordo com a atividade do produto e/ou serviço.

A partir, do estudo do ciclo de vida, a organização deve identificar quais os aspetos ambientais relevantes e quantificar o impacte gerado em cada etapa do processo. Esta abordagem pode ser entendida como uma abordagem para melhorar continuamente o desempenho sustentável da organização dos seus produtos e serviços através da incorporação do pensamento de ciclo de vida nas práticas de negócio.

Avaliação do Ciclo de Vida

AvaliaçãoCicloVida

Vantagens de realizar o ciclo de vida:

  • Proporcionar o desenvolvimento sustentável;
  • Identificar ações para a redução de resíduos, da emissão de gases de efeito de estufa e de outros impactes ambientais;
  • Identificar os riscos e consequentes oportunidades, para minimizar os riscos;
  • Criar parcerias com fornecedores;
  • Melhorar continuamente o Sistema de Gestão Ambiental.

E por falar em Sistema de Gestão Ambiental…

A perspetiva de ciclo de vida segundo a ISO 14001:2015

A ISO 14001:2015, a norma que define os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental, define ciclo de vida como “Etapas consecutivas e interligadas de um sistema de produto (ou serviço), desde a obtenção de matérias-primas, ou sua produção a partir de recursos naturais, até ao destino final”.

A nova ISO 14001:2015 remete para o ciclo de vida nos requisitos dos Aspetos ambientais (requisito 6.1.2) e no Planeamento e Controlo Operacional (requisito 8.1). Esta perspetiva de ciclo de vida, pretende que as organizações para além do requisito de gestão de aspetos ambientais relacionados com as suas atividades, produtos e serviços, devem considerar aqueles que podem ser controlados ou influenciados considerando uma perspetiva de ciclo de vida. Ou seja, a identificação de fatores ambientais que podem ocorrer antes, durante e depois da produção ou prestação de serviço, devem ser considerados no levantamento dos aspetos ambientais, por forma a que a organização possa definir ações para minimizar os fatores que têm impacte negativo no ambiente. Além de influenciar os fornecedores e consumidores finais, na minimização de impactes nas atividades desenvolvidas pela empresa.

Para saber como pode integrar ou implementar esta metodologia no seu Sistema de Gestão Ambiental, nós podemos ajudá-lo, contacte-nos.