A metodologia de avaliação de fornecedores é o processo de avaliar e selecionar fornecedores com base em uma série de critérios objetivos e subjetivos.

Esse processo envolve recolher informações sobre os fornecedores, analisar suas capacidades, desempenho, histórico de qualidade, preços, prazos de entrega, condições de pagamento, entre outros fatores relevantes.

A metodologia de avaliação de fornecedores pode ser dividida em etapas, que incluem:

  • Identificação de fornecedores potenciais: Identificar fornecedores potenciais através de uma consulta de mercado, referências, indicações, entre outros.
  • Recolha de informações: Recolher informações sobre os fornecedores, como produtos e serviços que oferecem, experiência, certificações, histórico de qualidade, etc.
  • Seleção de fornecedores: Selecionar fornecedores com base em critérios objetivos, como preço, prazo de entrega, qualidade, etc.
  • Avaliação de desempenho: Avaliar o desempenho dos fornecedores selecionados com base em critérios subjetivos, como comunicação, flexibilidade, comprometimento, entre outros.
  • Monitorização contínua: Monitorizar continuamente o desempenho dos fornecedores selecionados e implementar ações corretivas, se necessário.

A metodologia de avaliação de fornecedores pode ser personalizada de acordo com as necessidades da empresa e do setor em que atua.

É importante que seja um processo consistente e objetivo, para garantir a seleção de fornecedores confiáveis e de alta qualidade.

A ISO 9001, norma de referência para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, fornece várias orientações para a gestão e avaliação de fornecedores, por forma a que a organização consiga delinear e implementar uma metodologia de avaliação contínua, tornando o processo de compra mais confiável e eficiente.

Neste caso, a comunicação é um elemento-chave para evitar mal-entendidos e minimizar os riscos. É fundamental informar todos os fornecedores que serão avaliados continuamente ao longo do ano, bem como quais serão os critérios a que estarão sujeitos.

Esta informação deve ser formalizada por escrito através de uma de várias formas possíveis, como por email, questionário, ou mesmo um Contrato ou uma Adenda ao Contrato com o fornecedor.

“É fundamental realizar esta avaliação com uma periodicidade, pelo menos, anual, para cada fornecedor, com todos os critérios definidos. De acordo com o número de incidências registadas ao longo do ano, é atribuída uma pontuação a cada critério.”

Primeiro, devem ser definidos os critérios que vão ser avaliados no desempenho dos fornecedores, devendo considerar-se aspetos relacionados com o serviço prestado e com o material fornecido, como as condições comerciais, a conformidade com os requisitos do produto, o cumprimento dos prazos de entrega, o acompanhamento comercial, a capacidade de fornecer informações técnicas, entre outros.

Depois, deve ser mantido um registo atualizado de todas as incidências que ocorram com cada fornecedor ao longo do ano. Para este efeito, considera-se, por exemplo, o modo como decorrem as entregas de mercadoria e o relacionamento técnico ou comercial com cada fornecedor.

É fundamental realizar esta avaliação com uma periodicidade, pelo menos, anual, para cada fornecedor, com todos os critérios definidos. De acordo com o número de incidências registadas ao longo do ano, é atribuída uma pontuação a cada critério.

Aplicando a média das pontuações de todos os critérios, obtém-se um valor, que se vai traduzir na classificação do fornecedor.

Esta classificação tem como propósito de determinar se o fornecedor continua a estar aprovado e, ao mesmo tempo, se são necessárias medidas adicionais para melhorar a eficácia do controlo do fornecedor.

Deve-se informar cada fornecedor acerca da classificação anual que obteve e/ou das medidas de controlo adicionais a que vai ser sujeito.

De acordo com a avaliação anual de cada fornecedor, a Lista de Fornecedores Aprovados deve ser atualizada.

Este momento pode assim também ser aproveitado para verificar a atualização dos contactos dos fornecedores. A lista de contactos atualizada deve estar disponível para o pessoal relevante.

O desafio não é fácil, mas com a ISO 9001 vai desenvolver uma série de procedimentos que melhoram a seleção e avaliação dos seus fornecedores.

Na Vexillum, procuramos continuamente apoiar os nossos clientes e aqueles que nos seguem.

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