Os sistemas de condução autónoma a baixa velocidade (CABV) permitem uma oportunidade para que as cidades reduzam o congestionamento do tráfego e as emissões de CO2, contribuindo assim para os objetivos da neutralidade carbónica e para muitos dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Criados para operar em rotas pré-definidas e em ambientes de baixa velocidade, são frequentemente utilizados em complexos comerciais, de negócios ou universitários.
Contudo, o crescimento desta tecnologia tem sido dificultado pela ausência de Normas Internacionais que definam requisitos de performance e segurança. Até agora. Uma nova norma acabou de ser publicada para ajudar a acelerar o progresso desta tecnologia de uma forma segura e sustentável.
A ISO 22737, Sistemas inteligentes de transporte – Sistemas de condução autónoma a baixa velocidade (CABV) para rotas pré-definidas – Requisitos de performance, requisitos de sistema e procedimentos para testes de performance, fornece uma linguagem comum que ajuda a facilitar o desenvolvimento e o lançamento seguro desta tecnologia em todo o mundo.
O Dr. Siddartha Khastgir, Líder de Projeto do grupo de especialistas que desenvolveram a norma, disse que um aumento da utilização de sistemas de CABV levará a uma mudança na forma como as pessoas, bens e serviços são transportados.
“Ao definir requisitos mínimos e procedimentos de testagem para sistemas de CABV, esta nova norma irá permitir o desenvolvimento seguro desta opção de transporte amiga do ambiente.”
A ISO 22737 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 204, Sistemas inteligentes de transporte, cujo secretariado é detido pela ANSI, membro ISO para os EUA. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.
Fonte: www.iso.org