A prevenção do crime através do design ambiental (CPTED no original em inglês) é uma abordagem muito utilizada no planeamento urbano para reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Os ambientes onde as pessoas vivem são desenhados de modo a dissuadir os transgressores e a reduzir o medo entre os habitantes.
Estes conceitos existem desde a década de 1970 e são utilizados em muitas estratégias de prevenção do crime em todo o mundo, tendo muito sucesso. Existem várias fontes diferentes de orientação sobre este tema, mas não existia nenhum conjunto de orientações internacionalmente aceites e que conjugassem os melhores aspetos de todas as informações disponíveis. Até agora.
A ISO 22341, Segurança e resiliência – Segurança protetiva – Orientações para a prevenção do crime através do design ambiental, aborda os princípios, elementos, estratégias e processos para reduzir o crime, incluindo certos tipos de ataques terroristas e o medo do crime em ambientes novos ou previamente construídos.
Abrangendo todos os tipos de locais, tais como áreas residenciais, zonas comerciais, zonas industriais, instituições de ensino, parques comunitários e muito mais, a norma inclui o processo de avaliação do risco de crime e a aplicação de equipamentos de segurança certificados.
O Dr Hyeonho Park, Líder de Projeto do comité de especialistas ISO que desenvolveram a norma, disse que existe uma necessidade de orientação internacional que explique os princípios, conceitos e terminologia da CPTED.
“Quando bem planeada e sabiamente implementada, a CPTED aumenta a segurança da comunidade e a segurança industrial de uma maneira muito eficiente ao nível dos cursos”, disse ele.
“Mais ainda, algumas jurisdições introduziram requisitos para cumprir determinadas normas de segurança em regulamentos de construção, por exemplo, pelo que é importante que as partes interessadas na CPTED e aqueles que a põem em prática compreendam os princípios fundamentais, o escopo, os papéis das instituições, os elementos, as estratégias e os processos”.
A ISO 22341 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 292, Segurança e resiliência, cujo secretariado é detido pelo SIS, membro ISO para a Suécia. Está disponível a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.
Fonte: www.iso.org