Quando a COVID-19 atingiu o mundo, foi uma enorme surpresa para muitos, expondo fragilidades em sistemas e organizações em todo o lado. Contudo, aqueles que estavam preparados para o inesperado saíram-se melhor. Tomando como base as lições ensinadas pela pandemia e o melhor conhecimento internacional, a ISO/TS 22393, Segurança e resiliência – Resiliência comunitária – Orientações para planear a recuperação e a renovação, foi agora planeada.

A especificação técnica fornece orientações sobre como desenvolver planos de recuperação e estratégias de renovação na sequência de uma emergência grave, um desastre ou uma crise, tal como a pandemia da COVID-19. Inclui formas de identificação de atividades transacionais de curto prazo, necessárias para refletir e aprender, rever os elementos do sistema que foram impactados pela crise e a restauração das operações.

Duncan Shaw, Líder de Projeto do grupo de especialistas que desenvolveram o documento, disse que quando qualquer crise ocorre, a maioria das organizações só querem regressar ao normal com a maior rapidez possível. Mas, ao fazerem isso, podem estar a perder oportunidades valiosas.

“As perturbações graves podem ser o catalisador que nos obriga a abordar alguns assuntos muito importantes e a fazer mudanças estratégicas substanciais”, disse ele.

“A recuperação é apenas o início. A renovação é onde as relações se estabelecem, onde as insuficiências e vulnerabilidades são tratadas e as desigualdades são remediadas. Trata-se de reformular as operações para construir resiliência a longo prazo.”

Duncan referiu ainda que o trabalho sobre as orientações começou nos meses iniciais da pandemia, sendo que o seu desenvolvimento envolveu dezenas de entrevistas e discussões com especialistas e várias partes interessadas em todo o mundo. O resultado é uma coleção das melhores práticas internacionais, extraída a partir das experiências do mundo real, que pretende apoiar as organizações locais e nacionais na forma com lidam com a COVID-19 e mais além.

“Irá encorajar uma importante mudança de mentalidade que vai da “recuperação” para a “recuperação e renovação”, o que servirá para aumentar a resiliência nas comunidades em que for utilizada”.

A ISO/TS 22393 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 292, Segurança e resiliência, cujo secretariado ´detido pela SIS, membro ISO para a Suécia. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org