Os dois temas mais prementes da nossa era: a igualdade de género e o clima.

Este ano juntamo-nos à UN Women na celebração do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março, sob a campanha global “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”.

As mulheres estão entre as mais vulneráveis às alterações climáticas, lidando com os seus impactos mais profundos e, consequentemente, tendo de desempenhar um papel ativo nas respostas globais de ação climática. É por isso que este ano para o #IWD2022 reconhecemos as numerosas formas através das quais as mulheres contribuem para soluções sustentáveis, incluindo o papel que desempenham no domínio da normalização.

Atualmente, as normas estendem-se a quase todos os aspetos das nossas vidas e existem milhares que podem contribuir concretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo aquelas diretamente relacionadas com a igualdade de género e com o clima.

“As normas ISO abordam preocupações globais, mas a sua força reside na abrangência daqueles que participam na sua elaboração. Quantas mais mulheres estiverem sentadas à mesa, mais inclusivas e sustentáveis serão as soluções apresentadas.”

Desde a fundação da ISO há 75 anos atrás, o objetivo da organização tem sido sempre garantir que todas as vozes são ouvidas. Isto significa um fortalecimento contínuo da participação de mulheres no desenvolvimento de normas ISO e tornar essas normas mais relevantes para as mulheres de todo o mundo.

As normas ISO abordam preocupações globais, mas a sua força reside na abrangência daqueles que participam na sua elaboração. Quantas mais mulheres estiverem sentadas à mesa, mais inclusivas e sustentáveis serão as soluções apresentadas. Este ano, celebramos as mulheres em todos os encontros da organização, nas reuniões camarárias, de Organizações Não Governamentais ou convenções, que estão a lidar com assuntos ligados ao clima e, particularmente, aquelas que fazem parte da família ISO.

Verifique o espaço de campanha para mais detalhes e junte-se à discussão até ao dia 8 de março com as hashtags #ISOgenderaction e #IWD2022.

Fonte: www.iso.org