A Pendular tem mais de 20 anos de experiência na área da Gestão de Compras, Contratos de Serviços e Gestão de Tráfego e Logística. Investe em tecnologia e nas pessoas para produzir uma combinação dinâmica de soluções personalizadas geradoras de valor, que originam parcerias duradouras com os clientes.

A Pendular obteve a certificação na Norma ISO 9001:2015, em fevereiro de 2021, com o apoio da Vexillum.
Leia a entrevista a Vítor Ribeiro Gomes, Diretor-Geral da Pendular.

Fale-nos um pouco sobre a Pendular, a sua história, percurso e evolução.

A Pendular é uma empresa portuguesa com 23 anos de experiência no mercado de Outsourcing de Compras (Sourcing e Procurement).

A Pendular apresenta aos seus Clientes uma solução de Business Process Outsourcing de Compras que ajuda as empresas a manterem o foco no seu negócio.

Assegura todos os processos secundários, numa lógica “end to end” (aquisições de bens e gestão de Serviços/Contratos) através de um único interlocutor e de uma plataforma tecnológica SAP Business One de apoio ao cliente.

“A vocação da Pendular é racionalizar custos em toda a “linha”. Esta filosofia, que faz da Pendular um “Player” singular, traduz a nossa maior vantagem competitiva, ou seja, todos os recursos são afetos a apoiar o Cliente ao menor custo. “

De que forma a Pendular agrega valor aos seus clientes?

A Pendular disponibiliza aos seus Clientes um Portal B2B com interface a um ERP SAP BO que permite a gestão e controle dos processos em tempo real simplificando, muito significativamente, todas as rotinas associadas às Compras (fatura única, gestão orçamental, gestão de stocks, gestão de ocorrências, Central Billing), assegurando em simultâneo a operação Logística com cobertura em todo o território Continental e Ilhas.

É convicção da PENDULAR que os nossos Clientes por via dos nossos Serviços obtêm os benefícios muito significativos, nomeadamente:

  • Foco absoluto no que é “Core” da Sua atividade
  • Simplificação do processo administrativo
  • Controlo de Gestão
  • Gestão Orçamental
  • Gestão de Stocks
  • Capacidade de Procurement e pressão sobre preços
  • Plataforma Informática de controle dos processos – SAP Business One

E muito especialmente poupanças significativas em toda a linha (Matriz de Produto; Processos e RH).

A vocação da Pendular é racionalizar custos em toda a “linha” (Produto; Função e Processos). Esta filosofia que faz da Pendular um “Player” singular, traduz a nossa maior vantagem competitiva, ou seja, todos os recursos são afetos a apoiar o Cliente ao menor custo. Investimos em Pessoas; Processos e Tecnologia e dispensamos tudo o que pelo Custo (Ativos e imobilizado) ou pela dependência (Marcas; parcerias exclusivas), nos limitam na Missão de servir o nosso Cliente.

Quais os motivos que vos levaram a decidir implementar a ISO 9001?

Após a aquisição da Pendular pela atual estrutura acionista, foi posto em prática um plano de reorientação estratégica que entre outras iniciativas, previa a sistematização do modelo de atuação da Pendular nomeadamente na orientação para a prática da “melhoria continua”. Esta iniciativa pretendia rever e criar todos os procedimentos/processos de forma a suportar o desejável crescimento, com base numa rápida integração de recursos humanos e “entrega” de um superior nível de serviço ao Cliente.

Por que razão decidiram recorrer ao apoio de uma empresa de consultoria?

A Pendular é uma Microempresa onde o foco no Cliente é absolutamente fundamental para a geração de valor acrescentado. Como tal, temos como política a afetação de Recursos próprios á rotinas críticas da nossa prestação de Serviço e recorremos ao apoio de especialistas em regime de “Outsourcing” para as áreas não afetas diretamente á operação.

“A Vexillum e a equipa que dedicou à Pendular deram um inestimável contributo para identificar melhorias adicionais aos processos, mas muito especialmente a orientar os colaboradores da Pendular para uma lógica de melhoria continua.”

Qual o fator decisivo na escolha da Vexillum como consultora?

A Vexillum para além de ter merecido várias recomendações de Parceiros de negócio da Pendular, foi a empresa que na fase de seleção, melhor comunhão revelou com os “Valores” da Pendular, nomeadamente:

Inclusão – “Promover a inclusão natural de valores, cultura e princípios como forma de acolher tarefas e processos do nossos Clientes.”

Qual a maior diferença/evolução ocorrida na vossa organização com a implementação do SGQ? 

A uniformização de processos, a clara afetação de responsabilidades a partilha do “Knowledge Base” e a organização da informação, veio de forma muito significativa melhorar a produtividade da Pendular.

Qual foi o maior desafio ao longo do processo de implementação do SGQ?

Todo o exercício foi um enorme desafio, mas claramente destacamos a definição do âmbito da Política de Qualidade a identificação e o “mapeamento e design” dos processos.

Como é que a Vexillum vos ajudou a ultrapassar este desafio?

A Vexillum e a equipa que dedicou à Pendular deram um inestimável contributo para identificar melhorias adicionais aos processos, mas muito especialmente a orientar os colaboradores da Pendular para uma lógica de melhoria continua.