Já passou pela situação de contratar um colaborador que verificou que não corresponde às suas expetativas? Tem colaboradores que não agregam valor à sua organização? Que não conseguem lidar com determinadas situações da sua função? A forma certa de ultrapassar estas e outras situações é através da implementação de um sistema de avaliação de desempenho. Já pensou nisto?

Na maior parte das organizações, principalmente pequenas e médias empresas (PME), verificamos a inexistência de sistemas formais de avaliação de desempenho. Noutra parte, verificamos a existência de sistemas de avaliação de desempenho descontextualizados da estratégia global da organização. Ambos os cenários podem conduzir a organização num sentido diferente ao que pretende ou, pior ainda, os colaboradores a considerarem que estão a dar o seu melhor e que a organização está a ter sucesso.

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas para a gestão e desenvolvimento dos seus colaboradores. Conceber e implementar um sistema de avaliação de desempenho por objetivos é fundamental para apoiar a organização e os seus colaboradores a trabalharem em uníssono, a crescerem em conjunto e a falarem a mesma linguagem.

Um objetivo dos colaboradores pode ser definido como uma meta que os colaboradores procuram atingir com o seu desempenho, ou seja, o que se pretende alcançar com um determinado desempenho profissional. Por esta definição verificamos que, na conceção de um sistema de avaliação de desempenho, é imprescindível ter em consideração os objetivos estratégicos da organização. Um sistema de avaliação de desempenho ajuda a operacionalizar uma intenção estratégica, ajuda a que todos os colaboradores remem para o mesmo lado, na busca da visão da organização.

Definir objetivos para os colaboradores é importante para que este defina as suas expetativas acerca do seu desempenho e se mantenha motivado. Quando o colaborador sabe o que a organização espera de si, é mais fácil esforçar-se para alcançar um determinado resultado. Por outro lado, o colaborador pode concluir que tem de mudar de atitude ou adquirir/melhorar os seus conhecimentos e/ou competências. Ao avaliar os objetivos definidos, consegue-se aferir o contributo de cada colaborador para os resultados da organização, de uma forma justa e equitativa.

Importa salientar que avaliar pessoas é uma responsabilidade muito grande. Por este motivo, a organização não deve simplesmente avaliar o desempenho dos seus colaboradores, mas completar esta avaliação com o seu feedback, ajudando-os a desenvolverem-se pessoal e profissionalmente.

Além dos benefícios já expostos, uma adequada avaliação do desempenho ajuda os colaboradores a organizarem o seu trabalho e a definirem prioridades e ajuda o líder a criar uma rotina de acompanhamento das tarefas em curso. Afinal, é o líder de equipa que deve gerir o desempenho das suas pessoas.

Desta forma, percebemos a importância que um sistema formal de avaliação de desempenho tem, tanto para a organização como para os seus colaboradores. Por isso, este sistema só faz sentido se a organização estiver disposta a investir na conceção e implementação de um sistema adequado.  Adequado à sua visão e missão, aos seus objetivos estratégicos e aos seus processos.

 

16.05.2017

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