A ISO/IEC/IEEE 16085, Engenharia de sistemas e de software – Processos de ciclo de vida – Gestão de risco, fornece uma norma universalmente aplicável para profissionais responsáveis pela gestão de risco associada a sistemas e software ao longo dos seus ciclos de vida. Foi recentemente revista para ficar alinhada com as atualizações ocorridas noutras normas relacionadas, bem como para incluir novos conteúdos relacionados com os desafios da gestão de risco inerentes a grandes programas e projetos de engenharia de sistemas.
A nova norma fornece informação sobre como conceber, desenvolver, implementar e continuamente melhorar a gestão de risco num projeto de engenharia de sistemas e de software ao longo de todo o seu ciclo de vida. Desenvolve o tema do processo de Gestão de riso descrito nas Normas Internacionais ISO/IEC/IEEE 15288, Engenharia de sistemas e de software – Processos de ciclo de vida dos sistemas, e ISO/IEC/IEEE 12207, Engenharia de sistemas e de software – Processos de ciclo de vida de software.
Ao providenciar uma referência detalhada para integrar uma gama diversa de processos, práticas, técnicas e ferramentas que se encontram na engenharia de sistemas e de software e noutras atividades de ciclo de vida, a ISO/IEC/IEEE 16085 permite uma abordagem unificada à gestão de risco.
A ISO/IEC/IEEE 16085 foi desenvolvida pelo comité conjunto ISO/IEC JTC 1, Tecnologia da informação, subcomité SC7, Engenharia de sistemas e de software, cujo secretariado é detido pela BIS, membro ISO para a Índia. A norma foi preparada em cooperação com o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos (IEEE).
Fonte: www.iso.org