Resumo
O atual ambiente em que se desenvolvem os negócios, em constante mudança, imprevisível e volátil, revela-se mais desafiante a cada dia que passa. Torna-se essencial as organizações gerirem os riscos de uma forma consciente, planeada e sistematizada.
Todas as organizações são diferentes e a gestão de risco de cada organização é baseada no seu contexto específico de negócio e apropriada à sua envolvente e à realidade, ou seja, deve-se determinar os fatores que a influenciam, positiva ou negativamente.
Na revisão da ISO 9001:2015 e na revisão de outras normas de sistemas de gestão, foi introduzida a ideia de “pensamento baseado em risco”. Neste contexto, alinhado com a gestão de risco, o “pensamento baseado no risco” tem como objetivo identificar o que pode afetar o seu propósito, a sua intenção estratégica e a sua capacidade para atingir os resultados que pretende alcançar com o seu sistema de gestão.
Objetivos Gerais
Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, e aplicar ferramentas adequadas de gestão do risco.
Objetivos Específicos
Concluída a ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Adquirir conhecimentos sobre a gestão do risco e pensamento baseado em risco;
- Ter competências interpretativas para aplicar o pensamento baseado em risco aos sistemas de gestão.
Programa
1. Abordagem geral à gestão do risco
2. Gestão do risco – conceitos e vocabulário
3. Pensamento baseado em risco
4. Gerir o risco
5. Ferramentas de gestão do risco
Certificado
Após a conclusão da(s) formação(ões) com aproveitamento, os Formandos receberão o Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor, após o pagamento integral da mesma. Serão igualmente emitidos os certificados no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), conforme a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho.
Local
A anunciar
Duração
8 horas
Data
A anunciar
Horário
09h00-13h00 | 14h00-18h00
Preço
90€+IVA por participante
Destinatários
Gestores de topo, diretores, responsáveis de área, responsáveis de processos, responsáveis da qualidade, auditores e consultores.