O sucesso de uma organização depende do desenvolvimento de estratégias que proporcionem o aumento da sua capacidade competitiva e a sua produtividade.
Um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a ISO 9001, é uma ferramenta através do qual a organização identifica os seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Com isso, melhora-se a prestação de serviços aos clientes, superando expectativas, vencem-se barreiras e a própria concorrência.
Independentemente da dimensão e área de atuação da sua organização, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade assegura-lhe a otimização da performance e a qualidade do serviço prestado, mas estes não são os únicos benefícios.
O Sistema de Gestão da Qualidade dispõe de diversas ferramentas, métodos e filosofias que irão orientar a sua organização, facilitando a tomada de decisão.
É uma estratégia de procura contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho de pessoas, processos, produtos/serviços e até mesmo do ambiente de trabalho.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade garante a obtenção de benefícios financeiros e económicos, através da gestão eficaz dos processos e dos recursos da organização.
Ou seja, a melhoria dos processos internos promove um aumento da produtividade, e a diminuição de desperdícios promove a redução dos custos, o que se traduz num melhor desempenho económico.
“A implementação de um sistema de gestão da qualidade garante a obtenção de benefícios financeiros e económicos, através da gestão eficaz dos processos e dos recursos da organização.”
Além disso, funciona como um Manual de Instruções de funcionamento da organização, pois são desenvolvidos procedimentos e instruções de trabalho, que orientam cada uma das atividades da empresa.
E se mesmo com o Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa não se tornar mais eficiente?
Com esta filosofia de gestão, a empresa vai perceber o que está a correr menos bem e entrar num processo de melhoria contínua, afinando o seu desempenho até ao desejado.
A importância da qualidade ganhou força no Japão, no período pós-guerra, pois muitas empresas precisavam melhorar o seu desempenho e ganhar mercado, portanto passaram a investir no desenvolvimento de melhores práticas de gestão.
Então, surgiram muitos métodos de gestão da qualidade, que até hoje possuem uma grande força no desenvolvimento e operação de grandes organizações.
Não é novidade que o consumidor esta cada vez mais exigente e que o mercado está cada vez mais competitivo.
Após a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa pode ainda solicitar uma auditoria, com vista à certificação por entidade externa independente e de reconhecimento internacional.
Esta certificação é a garantia do compromisso com a qualidade perante o mercado, um fator diferencial e, consequentemente, funciona como ferramenta de marketing, na conquista de novos clientes.
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Além disso, empresas que desejam prestar serviços a grandes organizações, necessitam de ter a certificação como requisito para iniciar qualquer negociação.
Portanto, para esses casos, a certificação ISO 9001 é quase obrigatória.
Consegue imaginar a sua empresa a ser engolida por estes grandes desafios, sem ter a oportunidade de se preparar?
Muitas empresas passam por isso quando não estruturaram e prepararam o seu negócio através de uma gestão consolidada.
Consequentemente, é impossível garantir a qualidade dos processos da sua organização, se não tiver padrões definidos, se não conhece as expectativas e necessidades dos seus clientes e, portanto, não definiu os requisitos para o seu produto/serviço.