A pesquisa de mercado contribui para muitos aspetos da vida moderna, desde ajudar as empresas a desenvolver e promover produtos e serviços, e a analisar do nosso comportamento como consumidores. Mas contribui mesmo? E é globalmente consistente? A recém-atualizada ISO 20252 garantirá que isso seja cumprido.

A pesquisa de mercado ajuda a reduzir o risco. Pesquisa de boa qualidade fornece informação e compreensão, permitindo que os consumidores decidam de forma mais eficaz e que tomem decisões acertadas. Análises de pesquisa de mercado são a solução para muitos profissionais que estão a iniciar um novo negócio, pois economizam tempo, fornecem novas visões sobre o mercado em que estes estão a trabalhar e ajudam a definir e aperfeiçoar a estratégia. Assim, quando as empresas apresentam resultados de pesquisas de mercado que não são baseadas em princípios de pesquisa sólidos, estas não reduzem o risco, pelo contrário, podem estar a aumentá-lo inadvertidamente.

A Norma Internacional ISO 20252: 2019, Mercado, pesquisa de opinião e social, incluindo insights e análise de dados – Requisitos de serviço e vocabulário, estabelece diretrizes e requisitos do modo como os estudos de mercado são planeados, executados, supervisionados e reportados aos clientes. Incentivará a consistência e transparência na forma como as pesquisas são realizadas, e a confiança nos resultados e em quem os fornece.

A norma de qualidade de pesquisa global fornece uma estrutura para:

  • Garantir a entrega atempada de serviços de qualidade;
  • Melhorar a gestão operacional e controlo de processos de pesquisa;
  • Reduzir erros e reprocessamento;
  • Melhorar a reputação do consumidor e fornecer uma vantagem competitiva.

Don Ambrose, presidente do comité técnico da ISO que atualizou a norma, explica: “A ISO 20252 é indispensável para a indústria de pesquisa de mercado. Consumidores em todo o mundo – empresas, governos, institutos de pesquisa, associações de consumidores, universidades e agências de marketing e publicidade – serão beneficiados por ter compatibilidade global, rastreabilidade e melhoria contínua. Além disso, permitirá que os clientes obtenham feedback globalmente compatível, comparável e homogéneo e que façam escolhas mais bem informadas relativamente aos fornecedores de serviços.”

A ISO 20252: 2019 abrange todas as etapas de um estudo de pesquisa: do contacto inicial entre o cliente e o fornecedor de serviços, até às apresentações dos resultados ao cliente. Esta terceira edição foi atualizada para refletir práticas de pesquisa novas ou modificadas e novos conteúdos foram adicionados, incluindo a ISO 26362: 2009 completa, que abrange a gestão e o uso de painéis (grupos de estudo).

 

06.03.2019
Fonte: iso.org

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