A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece um conjunto de requisitos para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de atingir a obtenção da qualidade.

É a solução para as organizações ficarem uns passos à frente da concorrência. Atualmente, muitas organizações já implementaram a norma internacional ISO 9001 e tornaram-se mais competitivas, mas outras não avançaram com esta decisão por falta de falta de recursos materiais e/ou humanos, ou simplesmente por falta de conhecimentos sobre os benefícios da norma, que justificam o investimento.

Certo é que a sua organização, deve aproveitar-se disso. Implementar a ISO 9001 e obter a certificação no sistema de gestão da qualidade será uma das melhores estratégias para desenvolver produtos e serviços de qualidade, aumentar a notoriedade organizacional e aumentar a confiança e credibilidade dos clientes, fornecedores e parceiros.

Diferencie-se da sua concorrência com a ISO 9001.

Um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a ISO 9001, é uma ferramenta através do qual as organizações identificam os seus objetivos e determinam os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados e melhorarem a prestação de serviços aos clientes, superando expectativas, vencendo barreiras e a própria concorrência.

“A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.”

A Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a ISO9001 possibilita-lhe:

Maior garantia de qualidade produto e/ou serviço

A Implementação da ISO 9001 melhora os processos internos das organizações, aumentado a qualidade dos seus produtos e serviços.

Maior motivação dos colaboradores

As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização e o seu total envolvimento possibilita que as suas capacidades sejam usadas para o benefício da organização. Esta norma auxilia e muito a envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham.

Maior satisfação e credibilidade perante os clientes

Satisfazer os clientes, superar a concorrência, conquistar a atenção do público-alvo e aumentar a credibilidade organizacional nem sempre é fácil, mas com a ISO 9001 é possível. Esta qualidade da ISO 9001 direciona as empresas para o cliente, de modo a interpretar os problemas, as necessidades, os valores, os comportamentos, entre outras, recolhendo assim, informações que ajudaram à caraterização do público-alvo e perceber que produtos e/ou serviços vão ao encontro das expetativas dos mesmos.

Evita os erros e os desperdícios

A ISO 9001 promove melhorias significativas a nível da eficiência dos processos das empresas, através da eliminação de erros e desperdícios que sem este sistema de gestão de qualidade implementado, não poderiam ser detetados ou até mesmo corrigidos.

Garante boas tomadas de decisão

As decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Um Sistema de Gestão da Qualidade monitoriza o processo contínuo, ou seja, está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas. Com esta análise a ISO 9001 consegue que as empresas atempadamente tomem boas decisões, baseando-se em evidências, ou seja, direciona todos os recursos para as áreas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os seus custos.

Cria uma cultura de melhoria contínua

Todas as empresas querem melhorar o seu negócio. A melhoria do desempenho global de uma organização deverá ser um objetivo permanente dessa organização. A ISO 9001 cria uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas, conseguindo dessa forma, reduzir ou até mesmo evitar o impacto do problema.

Torna uma empresa mais competitiva

O facto de as empresas trabalharem de forma transparente aplicando a ISO 9001 como uma ferramenta estratégica de melhoria contínua e desenvolvimento organizacional é um grande diferencial para qualquer negócio no mercado atual. A ISO 9001 aumenta a confiança do mercado na credibilidade e desempenho da empresa face à sua concorrência.

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    Débora Ferreira