A marca pode ser o recurso mais valioso de uma empresa. Contudo, como poderemos avaliar o quanto ela realmente vale? Medir o valor de uma marca inicia-se com saber aquilo que medir – e como. A primeira Norma Internacional para avaliar marcas irá ajudar e foi agora publicada.

Ninguém quer pagar “apenas pelo nome”, mas o poder de uma marca significa que frequentemente o fazemos. Sendo um fator intangível, mas valioso, a marca influencia as decisões dos clientes, instituições financeiras, potenciais compradores e muito mais. E algumas marcas têm um valor elevadíssimo.

Todavia, nem todas as formas de medição são monetárias e existem muitos tipos de abordagens e métodos utilizados à escala mundial, o que torna as comparações e o benchmarking numa tarefa difícil.

A ISO 20671, Avaliação de marca – Princípios e fundamentos, visa normalizar os requisitos técnicos e os métodos de avaliação envolvidos na avaliação de marcas. Complementa a norma ISO 10668, Valor da marca – Requisitos para avaliação monetária de marcas, que se foca principalmente nos aspetos financeiros.

A ISO 20671 foi inspirada pela norma Austríaca, ONR 16800 Método para a avaliação da marca como recurso intangível, publicada em 2006. Foi a primeira norma sobre avaliação de marcas e foi desenvolvida pela Austrian Standards, membro ISO para a Áustria.

O Dr. Gerhard Hrebicek, que era o diretor do comité que desenvolveu a ONR 16800 e que teve um papel importante no desenvolvimento da ISO 20671, disse que esta norma inicia uma nova era para as marcas.

“A ISO 20671 é dirigida a negócios de todos os tipos que pretendam aumentar o valor da sua marca e providencia um ponto de partida para planeamento de alto nível e governança, incluindo as melhores práticas para gestão de marcas e reporting de marcas. Fornece uma visão mais holística, abrangendo medições financeiras e não-financeiras, formando a base para que outras normas, mais específicas, possam ser criadas”.

O Dr. Bobby Calder, diretor do comité que desenvolveu a ISO 20671 acrescentou: “A ISO 20671 cobre todos os fatores que influenciam o sucesso de uma marca, tais como a inovação, recursos tangíveis, serviço e qualidade, assim como a força e performance da marca. Todos estes elementos podem ter impacto no valor monetário e, por conseguinte, ao medi-los, os negócios podem identificar mais facilmente áreas para melhoria ou investimento”.

A ISO 20671 foi desenvolvida pelo ISO/TC 289, Avaliação de marcas, cujo secretariado é detido pela SAC, membro ISO para a China- Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

26.06.2019
Fonte: iso.org