Implementar um Sistema de Gestão da Energia (SGE) pode resultar em vários benefícios, tais como poupanças financeiras e energéticas e, quando implementado em múltiplas organizações, estes benefícios são ainda maiores. Um SGE comum permite a partilha de conhecimento e de recursos, assim como a colaboração em projetos de poupança energética através de organizações de todos os tipos e tamanhos. Isto também inclui as PME.

A ISO 50009, Sistemas de gestão de energia – Orientação para a implementação de um sistema de gestão de energia comum em várias organizações, aponta para a união das organizações que possuam algum elemento em comum, tal como o fornecedor de energia, o sector de atividade ou a sua localização, para uma otimização coletiva da sua utilização energética, independentemente da sua dimensão.

Um SGE constitui uma estrutura para gestão da energia que abrange as políticas, alvos, planos de ação e formas de medição do progresso nas organizações. Expandi-lo através de várias organizações permite a colaboração e o estabelecimento de objetivos comuns que, em última análise, conduzirão a maior poupança e eficiência energética.

Shigeki Sakamoto, Coordenador do grupo de especialistas que desenvolveram a norma, apontou alguns exemplos de como esta norma pode funcionar através da colaboração entre proprietários de edifícios comerciais e os seus inquilinos ou dos fornecedores de energia com os seus clientes.

“A ISO 50009 é suficientemente flexível para ser utilizada em virtualmente qualquer situação em que organizações pretendam partilhar um objetivo comum de eficiência energética, incluindo vários ramos de uma grande empresa ou um conjunto de PME”, disse ele.

“A chave é a colaboração e a partilha de conhecimento para uma maior eficiência energética e para a redução de gases de efeito de estufa”.

A ISO 50009 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 301, Gestão de energia e poupança energética, que é gerido conjuntamente pela ANSI, membro ISO para os EUA, e pela SAC, membro ISO para a China. Pode ser adquirida através do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org