Seja a escolher matérias-primas ou componentes, ou a comprar um produto acabado, a natureza cada vez mais entrelaçada das cadeias de fornecimento à escala global pode deixar os fabricantes e os consumidores com algumas perguntas difíceis por responder. O produto ou o ingrediente correspondem à sua descrição? Vai ao encontro das nossas expectativas de qualidade? Onde foi produzido e em que condições?
A ISO 22095 – Cadeia de custódia – Terminologia geral e modelos, é uma solução simples que funciona em todos os tipos de negócio e sectores. A nova Norma Internacional permite aos utilizadores reduzir efetivamente os seus custos e abordar um conjunto de aspetos causados pela atual variedade de sistemas de cadeia de fornecimento. Os seus requisitos e modelos são definidos independentemente dos setores, matérias-primas, produtos e questões abordadas, indo desde a segurança alimentar à sustentabilidade da integridade de um produto e até à qualidade.
Esta norma ISO oferece uma estrutura multissectorial e aplicável globalmente, que pode ser utilizada pelos sistemas atualmente existentes para obter clarificação das diferenças entre estes e os modelos genéricos de cadeia de custódia da ISO. Em vez de começarem do zero, aqueles que implementarem novos sistemas poderão basear a sua definição dos critérios de cadeia de custódia na ISO 22095, poupando tempo e dinheiro, assim como beneficiando de uma abordagem reconhecida internacionalmente.
A longo prazo, a norma irá simplificar a vida para os fabricantes, fornecedores e normalizadores, ao permitir que sectores específicos ou atividades façam referência à estrutura comum da ISO 22095 para aspetos ligados à cadeia de custódia.
Um dos principais objetivos da nova norma é descrever os modelos de cadeia de custódia de uma forma genérica, utilizando terminologia que possa ser facilmente compreendida e utilizada em múltiplos sectores e atividades. A gestora do comité ISO/PC 308, Juliane Eykelhoff, explica porque é tão importante para todos os participantes na cadeia de fornecimento mundial poder utilizar a mesma linguagem ISO de cadeia de custódia: “estes participantes poderão partilhar informação de forma transparente relativamente à integridade dos seus produtos em quaisquer sectores e comunicar sobre isso com os seus clientes. Estou convencida de que a ISO 22095 será um alicerce útil para muitas normas novas e já existentes, na forma como lidam com a transparência da cadeia de custódia, com vista a aumentar a confiança do consumidor”.
A ISO 22095 está disponível para compra através Loja ISO ou através do seu Membro ISO nacional.
Fonte: www.iso.org