A logística do transporte e armazenamento de bens refrigerados é um assunto complexo, exigindo uma higiene correta e condições seguras e controladas ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Um novo comité de especialistas da ISO foi recentemente formado para desenvolver normas nesta área, de forma a ajudar a indústria a se mais eficiente, a reduzir potenciais perdas e a prestar serviços seguros e fiáveis.

A ISO/TC 315, Logística da cadeia de frio, era anteriormente um comité de projeto formado para desenvolver a norma ISO 23412, Serviços indiretos de entregas refrigeradas com temperatura controlada Transporte terrestre de encomendas com transferência imediata. Esta norma especifica os requisitos para entrega de encomendas refrigeradas com temperatura controlada contendo bens sensíveis à temperatura tais como produtos alimentares. Inclui todos os passos, desde a receção à entrega no destino designado.

Reconhecendo a complexidade do sector e a necessidade de normais mais específicas, o comité de projeto foi agora “expandido” para um comité ISO permanente para desenvolver mais normas neste campo.

Futuras normas e documentos de orientação irão abranger termos e condições para o transporte, armazenamento e manuseamento de bens refrigerados, métodos de manutenção e controlo das instalações e equipamentos através de toda a cadeia de fornecimento, gestão da higiene, eficiência logística, segurança dos serviços de armazenamento e muito mais.

O secretariado da ISO/TC 315, Logística da cadeia de frio, é detido pela JISC, membro ISO para o Japão.

 

Fonte: www.iso.org