A segurança e saúde no trabalho não só salvam vidas, como são essenciais para uma performance eficaz dos negócios. A ISO 45001 foi a primeira e única Norma Internacional para gestão da segurança e saúde no trabalho, sendo o resultado da conjunção das melhores práticas nesta área à escala mundial. Um novo manual foi agora publicado para ajudar as pequenas empresas a tirar o máximo partido desta norma.
Um trabalho decente é um trabalho seguro. É o que diz a Organização Internacional do Trabalho e poucos irão discordar. Ainda assim, cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem todos os anos na sequência de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho. Se somarmos a isso as centenas de milhões de acidentes e problemas de saúde não fatais, torna-se claro que o custo para a sociedade e para a economia é muito elevado.
A ISO 45001, Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho – Requisitos com orientação para o seu uso, pretende melhorar essas estatísticas ao fornecer uma estrutura consensual para reduzir os riscos profissionais, melhorar a saúde, aumentar a segurança e promover o bem-estar no trabalho.
Um novo manual, publicado conjuntamente pela ISO e pela Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas, oferece orientação adicional específica para a implementação da ISO 45001 em pequenas organizações.
Preparado pelo grupo de especialistas que desenvolveram a norma, o ISO 45001:2018 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho – Um guia prático para pequenas organizações fornece uma visão global dos requisitos da norma ISO 45001 e destaca os modos que podem ser utilizados por pequenas organizações para estabelecerem um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, tendo em conta os seus desafios e necessidades particulares.
São muitos os benefícios de um sistema destes, incluindo uma redução dos riscos de doenças e lesões relacionadas com o trabalho, maior proteção para todos aqueles que trabalham com ou para a organização, uma cultura empresarial mais positiva e uma reputação melhorada junto dos clientes, fornecedores e da comunidade.
O manual pode ser adquirido através do seu Membro ISO nacional ou através da Loja ISO.
Fonte: www.iso.org