Uma gestão de projetos bem-sucedida é fundamental para atingir uma maior eficiência e melhores resultados. Também está frequentemente ligada de forma inseparável à gestão de programa e portfolio, bem como com a governança. É por isso que duas normas chave na série de documentos ISO para este setor foram recentemente atualizadas e expandidas, fornecendo orientações ainda mais extensivas sobre estes temas.

A ISO 21500, Gestão de projeto, programa e portfolio – Contexto e conceitos, é uma norma fundacional que fornece orientação ampla para o uso da série de normas ISO 21500. Fornece uma visão global sobre a gestão de projeto, programa e portfolio e sobre a sua governança. A norma é agora acompanhada pela ISO 21502, Gestão de projeto, programa e portfolio – Orientação sobre gestão de projeto, que oferece orientação e estrutura na gestão de projetos, com foco nos benefícios e resultados, desde a conceção até à conclusão, incluindo supervisão relacionada com o projeto e atividades de direção.

A ISO 21502 fornece orientação sobre as várias práticas necessárias em cada fase do ciclo de vida do projeto, incluindo planeamento e controlo (tais como a abordagem de riscos e problemas e controlo da mudança), gestão de benefícios, negócio e mudança social, e informação.

Estas duas normas são parte da série ISO 21500 que também incluem a:

  • ISO 21503, Gestão de projeto, programa e portfolio – Orientação sobre gestão de programa
  • ISO 21504, Gestão de projeto, programa e portfolio – Orientação sobre gestão de portfolio
  • ISO 21505, Gestão de projeto, programa e portfolio – Orientação sobre governança
  • ISO/TR [1] 21506, Gestão de projeto, programa e portfolio – Vocabulário
  • ISO 21508, Gestão de valor agregado em gestão de projeto e programa
  • ISO 21511, Estrutura analítica de projeto para gestão de projeto e programa

A série de normas ISO 21500 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 258, Gestão de projeto, programa e portfolio, cujo secretariado é detido pela ANSI, membro ISO para os EUA. As normas podem ser adquiridas a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org