Melhorar a construção com novas Normas Internacionais para o BIM

  • 0

Melhorar a construção com novas Normas Internacionais para o BIM

Tags : 

A indústria mundial de construção está em crescimento, trazendo consigo projetos de construção globais e a necessidade de ferramentas eficientes tais como o Building Information Modelling (BIM) para gerir a informação. Um novo conjunto de Normas Internacionais foi publicado para permitir que o BIM floresça através dos mais diversos projetos e fronteiras, beneficiando a indústria como um todo.

À medida que as populações e economias crescem, também aumenta a necessidade de alojamento e infraestruturas, alimentando as previsões de crescimento na indústria global de construção até 85% – ou 15,5 biliões de dólares americanos – até 2030. Mais construção significa uma maior necessidade de formas eficientes de trabalhar, razão pela qual a abordagem baseada em modelos 3D do BIM, para projetos de construção, está a ganhar terreno mundialmente.

O BIM dá aos arquitetos, engenheiros e profissionais da construção a possibilidade de planear, desenhar e gerir projetos de construção de forma mais eficiente. A sua popularidade está a crescer, criando a necessidade de uma estrutura internacional que permita à indústria trabalhar conjuntamente em múltiplos projetos e através das fronteiras nacionais.

Para abordar este assunto, as primeiras duas partes da ISO 19650, Organização e digitalização da informação sobre edifícios e trabalhos de engenharia civil, incluindo building information modelling (BIM) – Gestão da informação utilizado building information modelling, foram agora publicadas, fornecendo uma estrutura para gerir informação através de trabalho colaborativo utilizando o BIM.

Jøns Sjøgren, presidente do subcomité técnico ISO que desenvolveu as normas, disse que irão permitir um uso mais alargado do BIM e, consequentemente, aumentar a eficiência da construção e dos projetos de infraestrutura.

“A ISO 19650 foi desenvolvida com base na norma britânica BS 1192, que já foi testada e aplicada, e na especificação publicamente disponível PAS 1192-2, sendo que ambas já provaram ser possível ajudar os seus utilizadores a poupar até 22% nos custos de construção”, disse ele.

“Levar tudo isto para um nível internacional representa não só uma colaboração mais eficaz em projetos à escala global, mas também oferece aos projetistas e empreiteiros, que atuam em todo o tipo de trabalhos de construção, uma forma mais eficiente e clara de gerir a informação”.

Futuras normas nesta série incluem uma Parte 3, sobre a gestão da fase operacional dos recursos, e uma Parte 5, dedicada ao BIM centrado na segurança, ambientes construídos digitalmente e gestão inteligente de recursos.

A ISO 19650-1 e a ISO 19650-2 foram desenvolvidas pelo comité técnico ISO/TC 59, Edifícios e trabalhos de engenharia civil, subcomité SC 13, Organização e digitalização da informação sobre edifícios e trabalhos de engenharia civil, incluindo building information modelling (BIM). Estão ambas disponíveis a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

12.02.2019
Fonte: iso.org


Teste

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?