Cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem anualmente na sequência de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho e centenas de milhões sofrem lesões não fatais. O custo para toda a sociedade é, consequentemente, enorme, obrigando à criação de legislação relevante e a investimentos significativos em segurança e saúde no trabalho. Mas como é possível saber se as medidas implementadas funcionam e se os colaboradores as assimilaram devidamente?

A ISO/TS 24179, Gestão de recursos humanos – Métricas de segurança e saúde no trabalho, é a primeira de uma extensa série de especificações técnicas e documentos de orientação que fornecem medidas comparáveis para a divulgação interna e externa na gestão de recursos humanos. Relaciona-se especificamente com os dados respeitantes à segurança e saúde no trabalho e realça todos os assuntos que devem ser tidos em conta na sua interpretação. Isto não só ajudará a tomar decisões nos momentos certos, mas também é útil no processo de comunicação destes dados às partes interessadas externas, tais como reguladores e investidores.

Esta especificação técnica abrange áreas como o tempo perdido devido a lesões relacionadas com o trabalho, acidentes e doenças, o número de incidentes, a percentagem de pessoas que tiveram formação em saúde e segurança no trabalho, e muito mais. Ajuda a mostrar as alterações ao longo do tempo, assim como a comparar os dados com determinados objetivos ou com as expectativas da indústria ou da organização.

Neil McCormick, Coordenador do grupo de trabalho de especialistas que desenvolveram a ISO/TS 24179, disse que a intenção subjacente a esta série de documentos de métricas é apoiar a utilização eficaz da ISO 30414, Gestão de recursos humanos – Orientações para comunicação interna e externa do capital humano, e outras normas relacionadas.

“Estamos atualmente no processo de desenvolver especificações que abrangem cerca de 70 métricas, tais como as definidas para a produtividade, custos, recrutamento, mobilidade e rotatividade”, disse ele.

“Serão ferramentas úteis para que as organizações melhorem a produtividade, cumpram os requisitos regulatórios e tenham uma imagem mais clara da sua performance em múltiplas áreas, de forma a poderem tomar as decisões mais eficazes para a empresa e para os seus empregados.”

Futuras especificações técnicas nesta série irão abranger a conformidade e ética, cursos, diversidade, liderança, cultura organizacional, aptidões e competências, planeamento de sucessão e disponibilidade da força de trabalho.

A ISO/TS 24179 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 260, Gestão de recursos humanos, cujo secretariado é detido pela ANSI, membro ISO para os EUA. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

Fonte: www.iso.org